Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

Professora da UFSM é reeleita coordenadora do Fórum Nacional de Professoras e Professores de Extensão Rural

A professora Daiane Loreto de Vargas, do Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural (DEAER), foi reeleita como uma das coordenadoras do Fórum Nacional de Professoras e Professores de Extensão Rural. A docente já havia sido eleita na gestão de 2022-2024 e na última eleição que ocorreu na noite do último dia 29 de fevereiro, em assembleia nacional, foi reeleita para o biênio 2024-2026.

O Fórum Nacional de Professoras e Professores de Extensão Rural é formado por um coletivo, sem fins lucrativos, que reúne mais de 150 docentes das diferentes regiões do país. A entidade busca articular, discutir e pesquisar a complexidade da extensão rural no Brasil, sempre levando em consideração os interesses acadêmicos e sociais, promovendo uma interação e um intercâmbio de experiências teóricas e práticas.

O coletivo atua no enfrentamento dos desafios da extensão rural no país. Via Fórum, a professora Daiane terá como objetivo “ampliar a participação docente no coletivo para discutir a complexidade da extensão rural no âmbito do ensino, da pesquisa, da política pública, do serviço de extensão rural no campo e das ações de extensão dentro da extensão rural. Para que, dessa o Fórum amplie sua capacidade política e pedagógica nessa área do conhecimento. Dentro do Fórum, nos propomos a colaborar e ser uma voz ativa de representação da extensão rural junto aos órgãos e instituições relacionadas”.

A professora destaca que esse debate tem se tornando ainda mais importante no momento em que o Plano Nacional de Educação (PNE) determina que ao menos 10% dos créditos curriculares precisam ser cumpridos por meio de extensão universitária, promovendo uma relação entre as instituições de pesquisa e extensão com a sociedade. Nesse sentido, “a inserção da extensão universitária dentro da extensão rural pode ser uma oportunidade de tornar a disciplina mais prática. Pois, a extensão rural é uma prática dialógica que compreende a comunicação e troca de saberes entre os vários atores sociais do campo. A extensão rural se ocupa de entender a complexidade da sociedade que vive e trabalha no campo, o diagnóstico desse cenário se faz necessário para que ações de desenvolvimento rural sejam traçadas respeitando os saberes locais, o desenvolvimento dos territórios e a sustentabilidade social e ambiental das diferentes comunidades”.

Compõem a nova coordenação do Fórum, as professoras Daiane Loreto de Vargas, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Marielen Kaufmann, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), ambas no Rio Grande do Sul e Cecilia Tayse Teixeira, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). E ainda, os professores José Roberto Rambo, da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat), Ricardo Serra Borsatto, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e José Maria Cardoso Sacramento, do Instituto Federal do Pará (IFPA).