Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

Universidade Federal de Santa Maria adquire primeira máquina ceifadeira-debulhadeira com investimentos da FINEP, do CCR e do Gabinete do Reitor

Na última terça-feira (12), um marco histórico foi alcançado na Universidade Federal de Santa Maria com a aquisição da primeira máquina ceifadeira-debulhadeira, um equipamento de última geração que promete revolucionar os processos agrícolas no campus. A compra foi possível graças aos investimentos conjuntos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Centro de Ciências Rurais (CCR) e do Gabinete do Reitor.

A entrega do equipamento ao Departamento de Fitotecnia foi celebrada com a presença ilustre de diversas autoridades acadêmicas e membros da comunidade universitária. Entre os presentes estavam o Reitor da UFSM, Prof. Luciano Schuch, o Chefe de Gabinete, Prof. Eduardo Rizzatti, e o Diretor do Centro de Ciências Rurais, Prof. Alessandro Dal’ Col Lúcio. Também marcou presença o Chefe do Departamento de Fitotecnia, Prof. Astor Henrique Nied, entre outros professores e funcionários do departamento.

A máquina ceifadeira-debulhadeira representa um avanço significativo para as atividades de pesquisa e ensino no campo da agronomia e da engenharia agrícola na UFSM. Com capacidade de aumentar a eficiência na colheita e no processamento de grãos, a nova tecnologia promete impulsionar a produtividade e a qualidade dos estudos desenvolvidos no Departamento de Fitotecnia.

O Prof. Luciano Schuch falou da importância desse investimento para o avanço da ciência e da tecnologia na universidade, pois esta aquisição representa um passo significativo na missão de promover o desenvolvimento regional através da pesquisa e da inovação. “Estamos comprometidos em proporcionar as melhores condições para que nossos pesquisadores e estudantes alcancem todo seu potencial.”, destacou o Reitor.

A ceifadeira-debulhadeira é um exemplo do compromisso da UFSM em manter-se na vanguarda da pesquisa e da educação, oferecendo recursos e infraestrutura de ponta para sua comunidade acadêmica. Com essa conquista, o CCR reafirma seu papel como um centro de excelência no estudo e na aplicação de tecnologias voltadas para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e do meio rural.