Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Acadêmicos da Medicina Veterinária realizam visita técnica ao Canil Don Odé



Professora Pamela acompanhada do proprietário do canil

Na última quinta-feira (28), a professora Pamela Otto, do Departamento de Zootecnia da UFSM, liderou a visita técnica ao Canil Don Odé, localizado em Nova Prata, RS. A visita proporcionou uma experiência única para os acadêmicos do curso da Medicina Veterinária, da disciplina de Melhoramento Animal, aprenderem sobre a aplicação prática do melhoramento genético na criação de cães.

O Canil Don Odé tem mais de 13 anos de experiência na criação responsável de cães da raça Pastor Alemão e é uma referência nacional na criação de cães para trabalho. É um canil com tradição, responsabilidade e comprometimento em todo o processo de seleção dos cães: desde a seleção das melhores linhas de sangue, buscando o melhoramento genético até o treinamento canino e o trato diário com os cães. Detentor de três recordes nacionais, o Don Odé é o canil que mais importou cães Pastor Alemão para trabalho; é o maior exportador, com cães nos EUA, Chile, Colômbia, Argentina, Uruguai, Paraguai e outros. Além disso, o canil possui o maior banco genético do Brasil de cães da raça Pastor Alemão para trabalho.

A criação neste canil é fundamentada em 3 pilares: saúde (avaliação da genética dos pais, avós, irmãos, bisavós); temperamento (animais equilibrados e seguros); e função (cães para trabalho, com possibilidade de emprego em k9, esporte, defesa pessoal e patrimonial).

Durante a visita ao canil, os acadêmicos puderam participar ativamente na avaliação ultrassonográfica de filhotes e fêmeas gestantes, exame citológico e glicemia, coleta de amostra biológica para mapeamento genético, manejo e cuidados diários com filhotes, adultos, fêmeas prenhas e lactantes.

A discussão sobre a seleção genética dos animais, sobre a utilização de acasalamentos visando as melhores combinações, sobre a realização de exames laboratoriais e clínicos, sobre mapeamentos genéticos e sobre a criação em geral no canil, possibilitaram a aplicação prática de conceitos vistos em sala de aula na UFSM.

Visitas técnicas como esta reforçam a importância de parcerias externas à instituição, para propiciarem que acadêmicos tenham contato com profissionais capacitados e preocupados com a criação responsável de animais, contribuindo assim, para sua formação acadêmica, ética e profissional.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-370-9768

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes