No último sábado (24), em San Javier, Santa Fé, na Argentina, foi realizada a entrega de resultados e premiação do maior campeonato de sustentabilidade de arroz irrigado das Américas, o Campeonato Rice Money Maker – Safra 2024/2025. O evento, que contou com produtores da Argentina, Paraguai e dos três maiores produtores de arroz do Brasil (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins), tinha como principal objetivo promover interação entre produtores e técnicos e compartilhar conhecimento e experiências vindos dos diferentes países participantes do campeonato.
O foco do evento foi entender a interação da ecosifisiologia e do manejo para otimizar a gestão dos recursos na gestão do cultivo de arroz, destacando o yield gap das lavouras de arroz na Argentina, Brasil e Paraguai. O professor Alencar Zanon, coordenador da Equipe FieldCrops, que é a equipe organizadora do Campeonato, apresentou o tamanho da lacuna de produtividade e quais são os principais fatores estão impedindo as lavouras de arroz de produzir mais. Além disso, a coordenadora do Rice Money Maker, Camille Flores, conduziu a cerimônia de premiação dos pilares ambiental, econômico e social, bem como os grandes campeões em sustentabilidade.
Um dos principais resultados do campeonato foi a evidência clara que o arroz produzido de maneira sustentável deve ser reconhecido. Por isso, produtores com eficiência produtiva acima de 70% receberam o Selo de Sustentabilidade Safe Rice, certificado pela UFSM.
Camille Flores, aluna de doutorado do PPGAgro da UFSM e coordenadora do Rice Money Maker, enfatizou a importância desse projeto, que na sua opinião está revolucionando a produção de arroz na América Latina. Ela agradeceu a todos os colaboradores e destacou que a abordagem centrada na eficiência produtiva e no uso eficiente de recursos é fundamental para aumentar a produção de alimentos com sustentabilidade e rentabilidade.
Já o professor Alencar destacou que é necessário aumentar a produção de alimentos para garantir a segurança alimentar, de maneira sustentável. No entanto isso será possível através de um bom diagnóstico de manejo, com dados oriundos de lavouras de produtores e metodologias de indicadores de sustentabilidade baseados em ciência.
O coordenador do Rice Money Maker Argentina, professor Cesar Quintero destacou a importância da grande colaboração entre a UFSM e a UNER que já é de longa data, união que possibilita avançar na ciência, na formação de recursos humanos e na interação entre produtores, técnicos e alunos dos dois países.
O grande campeão em Sustentabilidade vem da cidade de Torres, litoral gaúcho, Agropecuária Munari, a qual participa desde a 1º Edição do campeonato. Segundo Gabriel Munari, após 3 anos aprendendo com a Equipe FieldCrops e fazendo ajustes de manejos sustentáveis, enfim o grande prêmio veio.