Entre os dias 15 e 19 de setembro, no Centro de Ciências Rurais, foi ministrado, em formato concentrado, as aulas da disciplina FTT 880 – Potencial de Produtividade de Culturas Agrícolas e Eficiência no Uso de Recursos. Sob a coordenação do professor Alencar Zanon, a disciplina contou com a participação do professor doutor Cesar Eugenio Quintero e de sua equipe composta pelos professores Juan Pablo Hernández, Maria Zamero e Maria Romina Befani, todos da Universidade Nacional de Entre Rios (UNER), Argentina.
Com a abordagem “Entendendo para manejar”, os participantes puderam aprofundar seus conhecimentos sobre a interação entre solo, água, planta e atmosfera. Esta foi a terceira vez que a disciplina recebeu professores estrangeiros: em 2024, com o professor Octavio Caviglia (UNER), e em 2019, com o professor Patricio Grassini, da Universidade de Nebraska (UNL), Estados Unidos.
Para o professor Alencar, a presença internacional é fundamental: “A internacionalização é necessária na formação de mestres e doutores, pois permite trazer conhecimentos aplicáveis de fora do Brasil, enriquecendo a formação dos alunos dos programas de pós-graduação em Agronomia (PPGA) e Engenharia Agrícola (PPGEA)”. O professor Cesar Quintero destacou a diversidade da turma: “Fico muito feliz com o grupo da disciplina. Foram dias cheios de aprendizado e troca de experiências. É gratificante quando se forma um grupo com pessoas de países diferentes nesse caso do Brasil, Argentina, Venezuela, Paraguai, Guiné-Bissau e Moçambique, pois cada integrante traz a sua realidade, enriquecendo muito o debate”.
O acadêmico do PPGEA, Marcel Guevara ressaltou: “Foi uma imersão total, esta disciplina me deixou muitos novos conhecimentos que com certeza vou aplicar no meu trabalho de pesquisa, agradeço aos professores por compartilharem seus conhecimentos e experiências”. Na abertura da disciplina fizeram presença a vice reitora – professora Martha Adaime – e os professores Paulo Bayard, Nereu Streck e Diego Follmann, que deram as boas-vindas aos professores estrangeiros e destacaram a importância de esse intercâmbio de conhecimentos para a ciência e a pesquisa mundial.