Profissionais contratados pela Universidade contribuíram com capacitação, desenvolvimento de plataforma e comunicação em uma das maiores ações já realizadas pelo Incra com a Plataforma de Governança Territorial (PGT).
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED/UFSM/Incra), atuou em uma importante missão de apoio à seleção de famílias para a Reforma Agrária, realizada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em três municípios do Maranhão.
As ações ocorreram entre os dias 10 e 12 de novembro nos municípios de Aldeias Altas, Buriti e Afonso Cunha, na região de Caxias, no Maranhão. O processo visa contemplar cerca de 5.500 famílias a partir de 32 editais de seleção, sendo uma das maiores ações já realizadas utilizando a Plataforma de Governança Territorial (PGT).
Contribuição estratégica da UFSM
A participação da UFSM, que neste projeto vinculado ao Centro de Ciências Rurais (CCR) mantém cinco tutores contratados via TED, concentrou-se no apoio técnico e na comunicação da iniciativa. Estiveram presentes na missão Regis Piovesan, Tutor Territorial, e Lívia Saggin, Tutora de Comunicação.
O apoio técnico se deu na capacitação dos técnicos da autarquia para a utilização da Plataforma de Governança Territorial (PGT), ferramenta digital do Incra que concentra serviços da Reforma Agrária. Além da tutoria, o TED/UFSM também contribui para o desenvolvimento contínuo da própria PGT.
Marcelo Gosch, Coordenador-Geral de Criação de Assentamentos e Seleção de Famílias do Incra, destacou a relevância do apoio da Universidade. “A participação da UFSM foi fundamental, tirando as dúvidas dos servidores do Incra em relação à PGT, principalmente na parte de análise, que é uma parte nova do serviço de Seleção de Famílias, onde os servidores podem analisar a documentação inserida, a pontuação e as pendências geradas pela PGT nos sistemas do Governo Federal”, informou.
Ações de comunicação
O suporte em comunicação foi essencial para o sucesso da mobilização local. Foram realizadas ações de divulgação na mídia local. Além disso, uma sistematização da experiência foi produzida em formato textual e visual, para que ações com o mesmo objetivo possam ser replicadas pelas Superintendências Regionais do Incra em outras regiões do Brasil.
O Coordenador do Incra ressaltou a importância do trabalho de comunicação. “A gente conseguiu duas rádios locais para fazer a divulgação da seleção de famílias. Também foi produzido um material para divulgação nas redes sociais e grupos de WhatsApp, com as informações e orientações para os candidatos”, finalizou.
As ações de seleção de famílias na região seguem ocorrendo ao longo de novembro e dezembro, com a equipe do TED/UFSM/Incra acompanhando o andamento à distância.
Crédito da foto: Lívia Saggin – TED/UFSM/Incra
