Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

Short course – Territorial metabolism studies: concepts, methodology and practical work

Técnico-Científicos Publicado: 6 março 2023 - 15:44 Última modificação: 6 março 2023 - 16:18 Ouvir

Departamento de Zootecnia, Prédio 78, Sala 01 - Santa Maria

21/03/2023 08:30 - 23/03/2023 17:30

Descrição

O Curso ‘Territorial metabolism studies: concepts, methodology and practical work’ é direcionado aos alunos de pós-graduação, pesquisadores, profissionais e demais interessados na área de metabolismo territorial. Será ministrado pelo Professor Thierry Bonaudo, from AgroparisTech, Montpellier, França. O Curso é financiado pelo Programa Institucional de Internacionalização da CAPES.

Ocorre de 21 a 23 de março, no Departamento de Zootecnia da UFSM (Prédio 78, campus sede). O curso está sendo organizado pelo LABRUMEN – Laboratório de Bromatologia e Nutrição de Ruminantes, pelo Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e pelo Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, com apoio do Centro de Ciências Rurais e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal. Terá carga horária de 20 horas presenciais e 10 horas de atividade online, contabilizando 2 créditos.

As inscrições são gratuitas e as solicitações devem ser encaminhadas por e-mail – labrumen@ufsm.br – até o dia 19 de março. O curso tem vagas limitadas e será ministrado em português.

Cronograma das atividades presenciais

21/03

8:30 – 12:00 Territorial metabolism: Background, concepts, relevance

14:00 – 17:30 Practical work: Building hypothesis and defining the Agri-Food system studied

22/03

8:30 – 12:00 Presentation of emblematic case studies

14:00 – 17:30 Practical work: how to do a flow inventory; Data collection: type and sources/tools; Data analysis and interpretation

23/03

8:30 – 12:00 Case study presentation and discussion: “Metabolismo territorial bioeconômico: transformações no sistema de produção pecuário em áreas de proteção ambiental para uso sustentável”
PhD Thesis of Angélica Cristina Rhoden (PPGExR/UFSM)

14:00 – 17:30 Practical work: Data analysis and interpretation Roundtable discussion: what are the interests of metabolic approaches for RGS?

Inscrição

Inscrições gratuitas, devem ser encaminhadas as solicitações de inscrição ao e-mail: labrumen@ufsm.br até o dia 19/03/2023.

Departamento de Zootecnia, Prédio 78, Sala 01

Av. Roraima - 1000 - Camobi