Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH

Congresso Internacional Brasil/Portugal: Ditaduras, Transições e Democracias

O Programa de Pós-Graduação em História, em parceria com a Unidade Descentralizada de Educação Superior da UFSM em Silveira Martins (UDESM) e com a Universidade de Coimbra, promovem o Congresso Internacional Brasil/Portugal: Ditaduras, Transições e Democracias. O evento acontece de 06 a 10 de abril, no auditório do CCSH, prédio 74C, com conferências, mesas redondas, mini cursos e comunicações coordenadas.

O Congresso abordará questões fundamentais acerca dos processos de ditadura e de construções democráticas vivenciados nos dois países. A análise de temas como o Estado Novo, o golpe civil-militar de 1964, o Salazarismo, Repressão, a Descolonização, o papel dos Meios de Comunicação, a Transição Política, Redemocratização, que reunirá pesquisadores do Brasil, Portugal e Espanha, vem em uma hora em que esses países passam por momentos políticos delicados e polêmicos. Um dos destaques do evento é o convênio interinstitucional entre a UFSM e a Universidade de Coimbra, que é eficaz para garantir o encontro de historiadores especializados no tema “Ditaduras e Transições”, a fim de qualificar o debate, aproximando gerações diferentes para debater o passado político e o presente comum.

As inscrições podem ser feitas por alunos da Graduação, Pós-graduação e docentes da rede pública no link até o dia 05 de abril. Elas custam 25 reais para a alunos de Graduação, 35 para Pós-Graduação e 50 para professores, sendo 150 vagas ao total. Para mais informações sobre o evento acesse o site.