Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH

Seminário Fronteira, Política e Cultura no Brasil

Ocorre hoje (18) e amanhã (19), no Centro de Estudos Brasileiros da  Universidade de Salamaca, na Espanha, o Seminário “Fronteira, Política e Cultura no Brasil”. O evento será ministrado pelas professoras Maria Medianeira Padoin e Marta Rosa Borin, da UFSM.

Organizado pelo Programa de Doutorado de História Medieval, Moderna, Contemporânea e de América da Universidade de Salamanca, o Seminário abordará a consolidação do Estado brasileiro, especialmente no espaço regional da fronteira sul, assim como questões relativas ao federalismo, política, religião, identidade nacional/regional, fronteira platina e historiografia.

No primeiro dia, a professora Maria Medianeira Padoin aboradará a temática “El federalismo y la Revolución Farroupilha en el sur de Brasil“. O objetivo é analisar o processo de construção do Estado brasileiro no Sul do país e a relação com o espaço fronteiriço platino, destacando a Revolução Farroupilha e a construção da identidade nacional e regional.

Já na terça-feira, 19, a professora Marta Rosa Borin abordará “La devoción mariana y la política en el Brasil República (primera mitad del siglo XX)”. A ideia é analisar as devoções marianas de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, padroeira do estado do Rio Grande do Sul, estabelecendo algumas relações entre o processo político-religioso dos estados do Rio Grande do Sul e São Paulo, nos anos de 1930, para sugerir que as mudanças de sentido enunciadas estiveram a serviço do político.