Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH

Capes aprova novos cursos de pós-graduação para o CCSH

A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) aprovou no dia 5 de outubro duas novas pós-graduações para cursos do CCSH: mestrado em Relações Internacionais e doutorado em Psicologia.

As inscrições para ambos  estão abertas. As informações podem ser consultadas no edital extraordinário lançado dia 25 de outubro.

Os cursos começam no primeiro semestre de 2019.

Doutorado em Psicologia (7 vagas)

Será o primeiro doutorado em Psicologia no interior do Rio Grande do Sul, já que só existe essa pós-graduação em Porto Alegre e na região metropolitana no estado.

“Nós já tínhamos o mestrado há quase 10 anos e queríamos o doutorado. Nesses anos, nós formamos vários mestres, que acabavam tendo que ir para outros lugares para fazer doutorado. Nós estamos muito satisfeitos porque reflete o esforço que os professores vêm fazendo” comemora Jana Zappe, coordenadora do Programa em Pós-Graduação em Psicologia.

Os professores que ministrarão o doutorado serão os mesmos do mestrado. As linhas de pesquisa, consequentemente, também serão as mesmas. São elas: “Saúde, Desenvolvimento e Contextos Sociais” e “Problemáticas de Saúde e Contextos Institucionais”. Ambas envolvendo Psicologia da Saúde.

Mestrado em Relações Internacionais (15 vagas)

“Nós temos um grupo de docentes muito experiente, com capacidade de publicações e de professor de pós-graduação. A necessidade surge porque temos uma série de egressos em Relações Internacionais no Rio Grande do Sul e uma oferta muito reduzida no estado na pós-graduação” comenta o professor do curso, Júlio Rodriguez.

O mestrado em Relações Internacionais será o único do Rio Grande do Sul,  tendo, ainda, as vagas abertas a egressos de qualquer curso de graduação. A pós-graduação se dará em parceria com docentes das Ciências Sociais e do Direito.

O curso será trabalhado por três linhas de pesquisa, que envolvem Economia Internacional: “Instituições e Desenvolvimento”; “Política e Sociedade Internacional”; e “Estratégia, Segurança e Defesa”, de acordo com o professor.

O curso contará com dois colaboradores externos, que são considerados referências para as Relações Internacionais: Marco Cepik, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Andrés Malamud, da Universidade de Lisboa, Portugal.

Texto: Juan Grings, acadêmico de jornalismo do Núcleo de Comunicação Institucional (NCI/CCSH)