Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH

Cineclube da Boca exibe O Grande Tambor: das Charqueadas ao Carnaval hoje

O Cineclube da Boca exibe hoje, dia 22 de novembro, o filme “O Grande Tambor: Das Charqueadas ao Carnaval”, 19h, no auditório do prédio 67, com entrada franca.
O filme narra a trajetória do Tambor de Sopapo, que carrega a história da diáspora africana no Rio Grande do Sul.
Sua matriz vem pelas mãos e mentes dos africanos escravizados para a região das charqueadas, ao extremo sul do Brasil. É considerado sagrado, retumbando o som por séculos de um purificar religioso para os rituais de matança – realidade presente nas propriedades que produziam o charque entre os séculos XVIII e XIX. A partir da década de 1950, inicia seu caminho no carnaval, quando surgiram as primeiras escolas de samba no estado. O Grande Tambor conta uma parte da história sobre a contribuição dos negros e seus descendentes na formação simbólica e cultural do povo do Rio Grande do Sul. Sobreviveu pelas mãos de Mestre Giba Giba, percusionista que tratou este instrumento com a grandeza de sua história, seja na Escola Praiana, como no seu trabalho de músico e de Mestre Baptista, Griô, que preservou a memória e a arte da fabricação de um instrumento de som grave e marcante e que hoje é patrimônio brasileiro.