Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Biblioteca Setorial recebe doação de obras com cerimônia no dia 20



O professor  emérito da Universidade de Brasília (UnB) e titular do Instituto Rio Branco ,Amado Luiz Cervo,  doou à Biblioteca Setorial do CCSH (BSCCSH) o seu acervo, que, ao todo, soma cerca de 3 mil livros. As obras têm como temas história geral e das relações internacionais com obras clássicas, históricas e contemporâneas, com títulos de autoria própria e de terceiros. São escritas em português, inglês, espanhol, francês e italiano. 

Também são temas: história das civilizações e de países, cultura, filosofia, direitos humanos, teologia, literatura e biografias. Obras de linguística, de referência, como dicionários e enciclopédias (português, grego, hebreu) também aparecem. Algumas obras possuem o caráter de raridade, em que os títulos são verificados no acervo de Obras raras da Biblioteca Nacional brasileira. 

Em entrevista concedida à Jusélia Silva, Diretora da BSCCSH, Amado explicou por que doou para a UFSM:

“É uma decisão minha, eu estou beirando os 80 anos e eu acho que contribui bastante para o conhecimento dessa área de estudo de relações internacionais e está na hora de descansar, então eu quero que a minha biblioteca seja de proveito de estudiosos, de estudantes, especialmente os estudantes de formação para mestrado, doutorado ou outros que queiram pesquisar, fazer pesquisas. Que a biblioteca continue sendo utilidade, prática e funcional, então eu resolvo doar a uma universidade de prestígio como é esta Universidade Federal de Santa Maria a biblioteca e eu fico muito feliz em ver essa minha biblioteca partir lá para o sul e integrar o acervo de uma biblioteca que preza muito a constituição de um grande acervo bibliográfico e documental para seus alunos nas diversas áreas”.

Amado é graduado, mestre e doutor em história pela Universidade de Estrasburgo, na França, e foi essa vivência no Velho Continente que o inspirou a montar seu acervo de livros. “[…] eu frequentava muito a biblioteca nacional de Estrasburgo e eu aprendi assim, desde cedo, que a leitura de livros, a leitura de material de pesquisa é um complemento necessário para a formação e, de repente, uma obra mais importante até mais recente que eu poderia encontrar nas livrarias e tivesse dinheiro para comprar, porque estudante sempre é pobre em todo o mundo, eu iria comprar” comenta.

Além da vivência na biblioteca, o professor elenca outro aspecto fundamental para sua paixão pela coleção de livros: os bouquinistes, que são os livreiros que exercem suas atividades operando em “caixas verdes” (espécie de stands) ao longo do Rio Sena, em Paris. Nos bouquinistes, segundo ele, são comercializados livros que as pessoas doam ou vendem, a preços muito mais baratos do que em uma livraria. Amado conta que frequentava bastante esses locais. 

EVENTO

No dia 20 de agosto acontece a cerimônia de doação dessas obras, às 11h, no  2º andar da Biblioteca do CCSH com a presença de Amado Luiz Cervo. Toda a comunidade está convidada a prestigiar. Nessa ocasião, pede-se a compreensão dos frequentadores, pois estará acontecendo um evento na Biblioteca, sendo que as salas de estudos poderão ser usadas. As obras estarão disponíveis para retirada após as 17h.  

 

Texto: Juan Grings, estudante de jornalismo da Direção CCSH 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-372-2337

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes