Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Prograd divulga manual para processos regulatórios de cursos de graduação



A Pró-Reitoria de Graduação da UFSM disponibilizou, em seu site, o Manual de Orientações para Processos Regulatórios de Cursos de Graduação. O documento tem como autores o Procurador Educacional Institucional Douglas Flores de Almeida e o Auditor-chefe da UFSM Ivan Henrique Vey.
 

O manual busca orientar as etapas referentes aos processos regulatórios de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos de graduação. Segundo as diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), estabelecido em 2004, após a criação do curso dentro da instituição, este deve ter autorização para iniciar suas atividades, para depois receber o reconhecimento, o que possibilitará à Instituição de Ensino Superior emitir diplomas aos graduados. Posteriormente, de acordo com a legislação, as instituições se submetem a processo avaliativo periódico para obter a renovação deste reconhecimento, necessária para a continuidade da oferta.

O manual busca apresentar as orientações fundamentais para compreensão de cada etapa, bem como os documentos, prazos e agentes envolvidos em cada fluxo, primando pelo princípio constitucional da melhoria da qualidade dos cursos de graduação. Outras informações podem ser obtidas pelo email pi@ufsm.br e pelo telefone (55) 3220-8182.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-372-2455

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes