Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Conceito Enade é divulgado



Foram divulgados no início de outubro, através do sistema e-Mec, os resultados referentes ao Conceito Enade e do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), edição 2018.
 
O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes na prova do Enade. Seu cálculo e divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do Exame. O IDD é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Enem, como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressar no curso de graduação avaliado. 

Aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)  desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

A inscrição é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação da edição. A situação de regularidade do estudante é registrada no histórico escolar.

 
Os cursos do CCSH aparecem assim pontuados em relação ao Enade e ao IDD:
 
Curso  Enade IDD
Administração Diurno 5 4
Administração Noturno  5 3
Ciências Contábeis Diurno  4 4
Ciências Contábeis Noturno  5 3
Ciências Econômicas Diurno  3 3
Ciências Econômicas Noturno  2 3
Jornalismo 4 3
Publicidade e Propaganda 4 3
Direito Diurno  2
Direito Noturno  5 3
Psicologia 5 4
Relações Internacionais  4 2
Serviço Social 4 3
 
 
 
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-372-2472

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes