Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH

Campanha do Agasalho 2020 da UFSM começa na próxima semana

A primeira ação da Campanha do Agasalho 2020 — uma realização da Pró-Reitoria de Extensão e do Observatório de Direitos Humanos (ODH, junto às Pró-Reitorias de Planejamento e Infraestrutura e ao Gabinete do Reitor — acontece no próximo dia 19, com o objetivo de arrecadar o maior número possível de agasalhos, cobertores e calçados. Segundo Victor de Carli Lopes, chefe do Observatório de Direitos Humanos da UFSM, as doações serão distribuídas a moradores da Casa do Estudante Universitário II (CEU II), principalmente aos atendidos pelo Benefício Socioeconômico (BSE), refugiados e imigrantes em situação de vulnerabilidade; ao Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM); ao Lar de Mirian e a comunidades no entorno da Vila Brasil, em Santa Maria.

O início da Campanha da UFSM coincide com o final da Ciranda do Agasalho, realizada em todo o estado do Rio Grande do Sul, promovida por entidades tradicionalistas e coordenada pela 13ª Região Tradicionalista, em Santa Maria. A Ciranda do Agasalho substitui a Ciranda de Prendas, tradicionalmente realizada no mês de maio e que, neste ano, não vai ocorrer por conta da Covid-19. O Departamento de Tradições Gaúchas Noel Guarany, Projeto de Extensão da UFSM, participa desta iniciativa. Ambas as campanhas estarão juntas na primeira atividade da Campanha do Agasalho 2020, com o objetivo de unir esforços e fortalecer as ações solidárias.

No dia 19, servidores voluntários e representantes do DTG Noel Guarany estarão na Polifeira do Agricultor, realizada na Avenida Roraima, em Camobi, para receber doações de agasalhos, calçados e cobertas. As doações poderão ser entregues das 7h30min às 11h30min. Por conta do isolamento social, também será possível doar de sua casa: basta entrar em contato por WhatsApp, pelo número (55) 99113-2356, até o dia 20 deste mês, informando nome e endereço. As doações serão recolhidas nos dias 21 e 22/5.

A intenção é de que a segunda ação ocorra no próximo dia 26. Pela manhã, as doações poderão ser entregues na Polifeira, das 7h30min às 11h30min, e, pela tarde, na Antiga Reitoria da UFSM, localizada na Rua Floriano Peixoto, nº 1184, no Centro, das 14h às 17h30min.

Sendi Spiazzi, Relações Públicas da Unidade de Comunicação Integrada/Proplan da UFSM, comenta sobre as mudanças necessárias na organização da Campanha do Agasalho 2020 diante do contexto atual de pandemia: “nos anos anteriores, a campanha se estendia por um mês — com caixas de coleta no hall de todas as unidades de ensino, na Reitoria, no RU, na Biblioteca, no HUSM e em outros pontos do campus. Este ano, devido à restrição de circulação e à suspensão das atividades presenciais, contamos com voluntários para receber os materiais. Além disso, definimos datas e horários para a coleta fora do campus (na Polifeira e na Antiga Reitoria)”, explica Sendi.

Os servidores voluntários da UFSM, que estarão colaborando na Campanha, farão o recebimento, a triagem e o recolhimento das doações. Em função da epidemia do novo coronavírus, as peças serão armazenadas no Centro de Convenções da UFSM, por cerca de cinco dias, para que, em seguida, possam ser manuseadas e doadas com segurança.

Servidores interessados em se voluntariar podem enviar e-mail para comunicacaointegrada@ufsm.br

Texto: Rubens Guilherme Santos
Revisão: Erica Medeiros