Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Curso Tecnologias Digitais para Educação está com inscrições abertas



Estão abertas até o dia 20 de novembro as inscrições  para o Curso Tecnologias Digitais para Educação – Elaboração de Materiais Didáticos Diferenciados, o qual tem como objetivo introduzir os/as servidores/as da Instituição ao uso de ferramentas digitais no ensino remoto, sendo uma das capacitações relacionadas à formação dos docentes dentro do escopo da UFSM em Rede. 

O curso é uma parceria entre a PROGRAD e a PROGEP, financiado por meio de recursos do Fundo de Incentivo ao Ensino (FIEn), sendo coordenado da profª Liziany Muller Medeiros.

A capacitação será realizada no período de 23/11 a 13/12/2020, contemplando 60 horas, na modalidade EaD, com três encontros remotos, realizados por meio da Plataforma Farol UFSM, nos dias 26/11; 03/12; e 10/12 (quintas-feiras), das 18h30min às 20h30min.  Serão ofertadas 250 vagas para servidores da UFSM. 

Conteúdos programáticos:

– Gamificação das aulas com mentimeter/Kahoot/Poll Everywhere – acesso e configuração de novas formas de interação educacional, jogos para questionários, áudios, vídeos em aula, enquetes e testes de múltipla escolha. 
– Mapas mentais: Cmap Tools e View Your Mind – acesso e configuração de ferramentas para estudo, por meio de software e recursos de desenho. Podem ser usados para anotações em aulas e palestras, discussões estilo brainstorm, resumos de livros e outros materiais, organização do pensamento, indexação de grandes volumes de informação, etc. 
– Atividade interativa H5P do Moodle – configuração, acesso e usabilidade do recurso H5P do moodle para criação de conteúdo interativo, como vídeos, áudios, conjuntos de perguntas, apresentações e outras atividades pedagógicas.
– Quadros colaborativos com miro/jamboard – configuração, acesso e usabilidade de quadro interativo, por meio de ferramentas de criação de histórias de usuário, mapas, planejamentos, desenhos de forma colaborativa. 
– História em Quadrinho: HagáQuê e Pixton – configuração, acesso e usabilidade de ferramentas on-line para construção de histórias em quadrinhos educacionais, por meio de softwares gratuitos.

As inscrições podem ser realizadas aqui e mais informações podem ser obtidas neste link (Portal de Capacitação).

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Núcleo de Educação e Desenvolvimento (NED/CIMDE/PROGEP) pelo e-mail ned@ufsm.br

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-372-2825

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes