Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Delegação brasileira conquista ouro na Olimpíada Internacional de Filosofia



Antes restrita apenas a poucos países europeus, as Olimpíadas de Filosofia firmaram acordo com a UNESCO em 2001, contribuindo para o aumento do número de países envolvidos. O Brasil participou pela primeira vez em 2017. 

Dentre os objetivos do evento estão o desenvolvimento do pensamento crítico a respeito da sociedade atual e a integração de estudantes de países e culturas diferentes. Cada país pode, no máximo, levar dois participantes. Esses devem estar matriculados no ensino médio no momento da inscrição e terem até 20 anos.

As premiações para os vencedores serão medalhas de ouro, para o vencedor, prata e bronze, para segundo e terceiro, respectivamente.

A Olimpíada Internacional de Filosofia (IPO), evento anual, aconteceu em 2021 de modo online. Ano passado já havia sido adotado esse formato em função da pandemia. 

A professora Mitieli Seixas da Silva, do Departamento de Filosofia do CCSH da UFSM, participa como integrante da delegação brasileira juntamente com o professor Gustavo Coelho, do Colégio Israelita Brasileiro, que é Delegado da IPO no Brasil, Presidente do Comitê Organizador da Seletiva Nacional para a Olimpíada Internacional de Filosofia e chefe das delegações brasileiras. Luiz Felipe Morgado Horta, da Escola Britânica do Rio de Janeiro, e Toma Gheorghe, do Colégio Núcleo de Recife, participaram como alunos. Luiz Felipe ganhou a Medalha de Ouro na competição. Com um ótimo histórico de premiações, o Brasil já havia conquistado três Menções Honrosas e uma Medalha de Prata em outras quatro participações, mas esta foi a primeira vez em que um estudante brasileiro alcançou o prêmio máximo do evento. Ambos os estudantes decidiram ingressar na carreira acadêmica da área da filosofia, situação comemorada pelos professores Mitieli e Gustavo. 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-372-2919

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes