Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Ciências Sociais convida para lançamento de livro nesta terça (3)



Nesta terça-feira, dia 3 de agosto, acontece o lançamento do livro “Os gaúchos: cultura e identidade masculinas no pampa”, 17h, com transmissão on-line via Farol UFSM. É necessário realizar inscrição para neste link para obtenção de certificado (válido para ACG). 

A autora, Ondina Fachel Leal, fará uma palestra com o tema do livro. A obra trata-se de uma etnografia sobre os gaúchos – gaúchos tomados na acepção restrita do termo – peões campeiros, trabalhadores rurais da pecuária extensiva da região do pampa latino-americano. Este trabalho é sobre identidade. É sobre a identidade social de um grupo específico e sobre vários discursos através dos quais essa identidade se apresenta.  Essa é uma sociedade que se estrutura a partir de uma radical segregação espacial de gênero. E este estudo é também sobre identidade de gênero, pois gênero, trabalho e identidade cultural apresentam-se, nesse grupo e nessa tradição, tão amalgamados que a cultura − práticas cotidianas e universo simbólico que conformam uma visão de mundo e moldam os sujeitos sociais − é inseparável do próprio processo de construção de masculinidade. Trata-se de uma etnografia exemplar, realizada nos anos 80 do século XX, de grande qualidade textual e literária cujo trabalho minucioso de informação oferecida segue sendo uma fonte de inspiração e de contribuição para a antropologia social e para a literatura. 

Ondina Fachel Leal é antropóloga, PhD em Antropologia, University of California, Berkeley  e Pós-Doutorado na área de Antropologia Médica, Havard Medical School, Harvard University (1997). Mestrado (MA) em Antropologia – University of California, Berkeley (1985); Mestrado em Antropologia Social PPGAS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1983); Bacharelado em Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980). Professora Titular atualmente aposentada, Departamento de Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência na área de antropologia aplicada à saúde; antropologia médica; saúde reprodutiva, sexualidade e gênero; saúde ocupacional e cultura segurança em empresas de grande porte e Propriedade Intelectual.

O evento é organizado pelo Departamento de Ciências Sociais,  pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) e pelo  Grupo de Estudos e Pesquisas Em Gênero, Cultura e Saúde (GEPACS). 

 

 

 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-372-3004

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes