Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PROFESSORA DA UFSM IRÁ RECEBER O PRÊMIO PESQUISADOR GAÚCHO FAPERGS 2021 – ÁREA ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO



O trabalho e a trajetória da professora Kelmara Mendes Vieira, atual Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Administração Pública (PPGAP) da UFSM, ganham destaque com a obtenção do Prêmio Pesquisado Gaúcho 2021, na área de Economia e Administração.

Na área do Sociais e Humanas da UFSM, será a primeira vez que um professor será condecorado e, na UFSM, a Professora Kelmara será a segunda mulher a receber o prêmio.

 

O PRÊMIO

A edição do Prêmio Pesquisador Gaúcho 2021 tem como tema: “A Ciência a serviço da Sociedade”, destacando a contribuição da ciência no combate à pandemia e o seu potencial em gerar inovação, riquezas e bem-estar, contribuindo para uma sociedade melhor.

A categoria Pesquisador Destaque, que reconhece pesquisadores com uma carreira brilhante na pesquisa científica, nas suas áreas do conhecimento, a premiação terá agraciados em nove áreas: Artes, Letras, Linguística; Arquitetura, Urbanismo e Design; Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Economia e Administração; Educação; Engenharias e Geociências e Oceanografia.

A solenidade de premiação será virtual, realizada por transmissão, com realização no período de 17 a 23 de outubro. A programação será divulgada, posteriormente, nos canais da FAPERGS. Mais informações no site da FAPERGS.

 

A TRAJETÓRIA DA PROFESSORA KELMARA MENDES VIEIRA

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (1995), Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), Especialista em Estatística e Modelagem Quantitativa pela UFSM (2003), Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Recentemente se graduou em Estatística pela UFSM (2019) e realizou pós-doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (2020).

Desde 1998, atua na Universidade Federal de Santa Maria na área de Administração. É Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq (nível 1D), membro do comitê assessor da PRPGP, editora associada da Revista Práticas de Administração Pública e revisora ad hoc de diversos periódicos nacionais e internacionais de alto impacto.

Como orientadora, trabalha no desenvolvimento da iniciação científica, tendo orientado 42 discentes. Na pós-graduação, já concluiu a orientação de 30 discentes. Já publicou um total de 192 artigos em periódicos. Teve trabalhos premiados, como o melhor artigo do evento International Finance Conference (2018) e no Enangrad, melhores artigos da área (2013 e 2014). Também trabalhos com menção honrosa no Enanpad (2020) e na Sociedade Brasileira de Finanças (2013). Além do prêmio “Highly Commended paper in the 2017 Emerald Literati Network Awards for Excellence”.

Atua principalmente na temática de finanças comportamentais, tendo publicado diversos artigos nacionais e internacionais em temáticas como alfabetização financeira, endividamento, bem-estar financeiro, uso e dívida no cartão de crédito, gerenciamento financeiro, inadimplência. Realiza pesquisas na avaliação de diferentes políticas públicas que envolvem transferência de renda (Bolsa Família, Programa Minha Casa Minha Vida, Pronaf) buscando avaliar o resultado das políticas públicas do ponto de vista do beneficiário final e analisar as estratégias nacionais de educação e inclusão financeira dos cidadãos. Publicou, recentemente, o trabalho Escala de Cidadania Financeira, no Journal of International Bank Marketing, no qual propõe uma escala para avaliar a percepção de cidadania financeira dos cidadãos de um país.

Na pandemia, passou a integrar o Observatório Sócioeconômico da Covid e publicou trabalhos sobre o tema em periódicos internacionais de alto impacto, como “A Pandemic Risk Perception Scale”, no Risk Analysis e “Loss of financial well-being in the COVID-19 pandemic: Does job stability make a difference?”, no Journal of Behavioral and Experimental Finance.

 

Atuação no PPGAP e PPGOP da UFSM

Participa do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas (PPGOP/UFSM) desde sua implementação e no Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PPGAP/UFSM), coordenou o projeto submetido a CAPES. Os Programas têm orgulho de ter em seu quadro de docentes permanentes a professora Kelmara Mendes Vieira e sua indicação ao prêmio Pesquisador Gaúcho 2021 FAPERGS.

Para a professora Luciana Flores Battistella, docente do PPGAP e PPGOP, a conquista engrandece o nome da instituição e coroa a dedicação de uma excepcional profissional. “A professora Kelmara possui um empenho ímpar, junto aos alunos, na busca pelo conhecimento e excelência. É um orgulho para todos essa conquista”.

 

DEPOIMENTO DE EX-ALUNOS E EX-BOLSISTAS

Querida amiga e professora Kelmara, parabéns pelo prêmio Pesquisador Gaúcho 2021 da Fapergs. És um exemplo de profissional, determinada, capacitada e sempre disposta a ajudar. Esse prêmio reflete a excelência do seu trabalho e tenho muito orgulho de ter sido sua orientanda e ter aprendido tanto ao seu lado. Obrigada por ser tão importante na minha trajetória acadêmica e pessoal. E, os mestres que ensinam com amor, são guardados com carinho no coração! Grande abraço. Silvia Amélia Mendonça Flores, Professora Departamento de Administração, UNIPAMPA.

 

Ter a oportunidade de ser orientando da Kelmara com certeza foi a melhor coisa que me aconteceu no Mestrado em Gestão de Organizações Públicas da UFSM. A Kelmara é uma professora excepcional, me ensinou muitas coisas importantes para o mestrado e para a minha vida profissional. Tive o prazer de conviver diariamente na UFSM durante 2 anos e isso me proporcionou um ganho de qualidade pessoal e profissional. Parabéns pelo prêmio pesquisador gaúcho! Prêmio mais que merecido! Rafael Rudolfo Kreutz, Chefe de Gabinete, UERGS.

 

Ter feito a iniciação científica e o mestrado com a profª. Kelmara certamente fez toda a diferença na minha trajetória profissional. Com ela e seu grupo de pesquisa aprendi grande parte do que sei hoje. A profª Kelmara ama o que faz e o principal, compartilha seu conhecimento para que no futuro possamos fazer nossas pesquisas com confiança e seguindo todos os princípios éticos. Ter sido orientanda dela foi uma grande honra. Luana dos Santos Fraga, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento da PUC/RS.

 

Mais do que merecida a premiação recebida pela professora Kelmara, ela sempre foi uma inspiração de profissional para mim desde quando a conheci e tive o privilégio de ser sua orientanda de mestrado e doutorado. A Kelmara é daquelas professoras que marca a vida dos seus alunos, pois ensina com muito amor e dedicação, com competência e sabedoria admiráveis. Hoje, como docente da UFSC, tenho nela um exemplo de profissional, me inspiro no seu jeito ímpar de orientar e ensinar. Serei eternamente grata por ter a oportunidade de trabalhar e aprender com ela, e estou aqui hoje, graças à orientação e ao incentivo recebidos. Kelmara parabéns por esse prêmio e tenho certeza que muitos ainda virão, pois você merece demais!  Ani Caroline Grigion Potrich, Professora do Departamento de Ciências da Administração, UFSC.

 

Texto enviado pelo Programa de Pós-graduação em Administração Pública (PPGAP) 

 

Professoras Kelmara Vieira e Ani Potrich com a premiação de mais um trabalho

 

Grupo de Pesquisa no prédio 74C do CCSH

 

 

Recebendo o prêmio de melhor Artigo do International Finance Conference, 2018.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-372-3018

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes