Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Congresso internacional discutirá o tema de trabalho doméstico



Em 21 de março de 2022 acontece o  Seminário Internacional “Três Marys liderando o caminho”, sendo um pré-evento do I Congresso da RITHALRed de Investigación sobre Trabajo del Hogar en América Latina, 19h, via online. O CCSH, como Unidade da UFSM, está auxiliando a estrutura do evento organizado por diferentes instituições e tendo aqui por promotores o Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, o Departamento de Ciências Sociais, a Especialização em Gênero e o Programa de Residência Multidisciplinar. 

A RITHAL nasceu em 2017 com o objetivo de criar uma rede e estabelecer espaços de diálogo e intercâmbio entre pesquisadores e estudantes do tema “trabalho doméstico” em diferentes países da América Latina, que conta atualmente com 125 participantes. O congresso será uma grande oportunidade de estreitar os laços da rede e agregar mais investigadores para estudar o tema. 

Nesse primeiro evento, o objetivo é  refletir sobre os caminhos analíticos do campo desde a publicação de “Muchachas No More: household workers in Latin America and the Caribbean”em 1986 – obra organizada por Elsa Chaney e Mary Garcia Castro – que se constituiu, desde então, como marco para os estudos do campo. Em 1996 a coletânea foi publicada em espanhol “Muchacha, cachifa, criada, empleada, empregadinha, sirvienta… y nada más: trabajadoras del hogar en América Latina y el Caribe”.

O Congresso acontece de 26 a 28 de março, também via online, com transmissão simultânea em diferentes países (Brasil, México, Argentina, Colômbia e EUA). 

O principal público a que se destina o evento é composto por pesquisadores e estudantes (graduação e pós-graduação), ativistas, sindicalistas, domésticas e interessados na temática do trabalho doméstico. 

Os principais nomes do Congresso RITHAL são as três Marys (por isso o nome do pré-evento “Três Marys liderando o caminho”): Mary Garcia Castro, professora  visitante emérita na UERJ no Programa de Pós graduação em Ciências Sociais e afiliada ao Núcleo de Estudos sobre Desigualdades e Gênero (NUDERG- UFRJ), Mary Rosaria Goldsmith Connelly, professora da Universidad Autónoma Metropolitana-Xochimilco (México) conhecida por suas pesquisas sobre antropologia feminista, estudos da mulher e educação superior, trabalho doméstico e, especialmente, trabalho doméstico na América Latina e Mary Romero, professora Emérita de Estudos de Justiça e Pesquisa Social na Arizona State University (EUA), onde também participou de Estudos Africanos e Afro-Americanos; Mulheres e Estudos de Gênero e Estudos Asiático-Pacífico-Americanos. 

 

 

 

 

 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-372-3179

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes