Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Educação Fiscal na Contabilidade ganha prêmio nacional



O projeto de extensão Educação Fiscal na Contabilidade, coordenado pela professora Cristiane Kruger (Departamento de Ciências Contábeis) conquistou o Troféu Prêmio Nacional de Educação Fiscal entregue pela Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite). A cerimônia de entrega aconteceu no dia 29 de novembro, na Embaixada de Portugal, em Brasília.

O projeto foi inscrito em 2020 mas, em função da pandemia, apenas agora os finalistas e vencedores foram divulgados e a entrega do troféu foi realizada. O projeto Educação Fiscal na Contabilidade foi classificado na categoria Instituições, sendo 80 instituições concorrentes, ficando entre os quatro finalistas, juntamente com Observatório Social do Brasil (São Paulo/SP), 3ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Aracajú/CE) e Secretaria Municipal de Educação de Lages (Lages/SC), sendo o único gaúcho na edição.

A notícia da vitória proporcionou novas oportunidades como, por exemplo, o convite para participar da PoliFeira do Agricultor e a realização de uma palestra na Escola Básica Estadual Érico Veríssimo, momentos preciosos, nas palavras da professora, na qual puderam se aproximar da sociedade e disseminar conhecimento sobre cidadania fiscal. Ainda receberam convite para participar do Seminário de Encerramento do Ano da Educação Fiscal Estadual do RS, que ocorrerá na Univates dia 15 de dezembro,  oportunidade na qual o grupo irá  apresentar o projeto de extensão premiado.

De acordo com Cristiane, professora coordenadora do projeto, a euforia foi grande com a notícia da vitória: é uma forma de traduzir a Contabilidade em uma linguagem mais coloquial, nos aproximando da sociedade, principalmente dos estudantes da educação básica e do ensino superior; não existe educação pública, saúde pública, transporte público, segurança pública sem educação fiscal, essa é a nossa bandeira.  

 

O prêmio

O Prêmio Nacional de Educação Fiscal é uma ação da Febrafite, e tem como objetivo valorizar e promover ações e projetos que envolvam temáticas de Educação Fiscal, oportunizando a discussão sobre a função social dos tributos, a correta aplicação dos recursos, a qualidade do gasto público e o seu retorno para a sociedade, bem como propiciar a participação do cidadão no funcionamento e aperfeiçoamento dos instrumentos de controle social e fiscal do Estado por meio de atividades de Educação Fiscal, estimulando assim a produção e assimilação de conhecimento sobre Educação Fiscal.

 

Professora Cristiane Kruger recebendo o prêmio Nacional de Educação Fiscal pelo projeto de extensão Educação Fiscal na Contabilidade
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-372-3445

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes