Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professores e TAEs do CCSH lançam obras na Feira do Livro



Amanhã (28 de abril) inicia a 50° edição da Feira do Livro de Santa Maria, na Praça Saldanha Marinho. As bancas, entre elas a da Editora UFSM, estarão abertas das 13h30 às 19h30, de domingo à sexta, e aos sábados, das 10h às 19h30. 

No dia 4 de maio, às 17h, ocorre a sessão coletiva de lançamentos da Editora da UFSM, com 15 títulos. Dentre as obras, 6 contam com
autores que atuam ao CCSH. Já no dia 6 de maio, às 14h30, haverá o lançamento da coleção História Platina, da qual 4 publicações são de autoria de docentes do Centro.

Confira abaixo as obras publicadas pela Editora UFSM:

Extensões da Clínica Psicanalítica na Universidade: da Escuta à Escrita – Aline Bedin Jordão, Amanda Schreiner Pereira e Gabriela Oliveira Guerra

A clínica psicanalítica surge como uma potência de escuta do sujeito e de entendimento dos dizeres. O livro “Extensões da Clínica Psicanalítica na Universidade: da Escuta à Escrita” foi composto por autores que foram atravessados pela psicanálise e disseca a atuação clínica nesse âmbito, com enfoque em constituição do sujeito, estruturas clínicas, sintomas, laço social e especificidade da escuta do inconsciente. Nesse sentido, o livro é endereçado aos profissionais e estudantes interessados nessa prática, a fim de subsidiar sua atuação clínica. 

 

Psicologia e Direito no Enfrentamento de Problemas Contemporâneos – Cristiana Rezende Gonçalves Caneda e Jana Gonçalves Zappe

O encontro entre a Psicologia e o Direito é mais comum do que imaginamos. Estimulados por esse fato e por momentos conflituosos em mais de um cenário social, os autores buscaram produzir conhecimentos e alicerçar práticas que possam subsidiar decisões no que tange à existência humana. O livro discorre sobre temas como adoção, divórcio e violência, sendo um material completo e didático para os diversos campos de atuação que têm a assistência social como pilar.  

 

Institucionalismo, Desenvolvimentismo e a Economia Brasileira – Adriano José Pereira, Herton Castiglioni Lopes e Octavio Augusto Camargo Conceição

O livro integra questões sobre o desenvolvimento econômico brasileiro por meio de diferentes perspectivas. Além disso, reflete estratégias desenvolvimentistas que ainda não foram efetivadas, fazendo uma análise sobre o papel das instituições. A obra discute a contemporaneidade com base nas crises econômicas que foram superadas para que se chegasse ao contexto atual, trazendo, assim, importantes contribuições para a comunidade. 

 

 

Conversações entre Filosofia, Escola e Ensino Médio –  Elisete M. Tomazetti e Jéssica Erd Ribas 

Em um Brasil de ataques à educação pública e à Filosofia, a obra surge como uma exposição de experiências e pesquisas acerca do tema, elucidando a potência dessa discussão. O livro reúne textos produzidos pelo grupo de pesquisa Filosofia, cultura e educação (FILJEM), da graduação de Filosofia da UFSM. Pretende-se, com essa publicação, promover uma abertura de pensamento por meio da interlocução entre o público e a comunidade acadêmica.

 

 

Memórias, Histórias e Etnografias: Estudos a Partir da História Oral  – Alessandra Izabel de Carvalho, Luís Fernando Beneduzi, Maria Catarina Chitolina Zanini, Maria Cristina Dadalto e Robson Laverdi

Por meio de uma troca envolvendo as áreas de História, Antropologia e Sociologia, o livro apresenta diálogos entre pesquisadores de diversos países. Com o intuito de discorrer sobre a maneira como cada sujeito pensa a sua história por meio de sua própria oralidade, a obra aborda as migrações, tanto históricas quanto atuais, e a relação do Estado com minorias e comunidades rurais afro-brasileiras, entre outros temas. Ao expor subjetividades e discussões complexas, o livro possibilita ao leitor o aprimoramento do saber.

Criação publicitária – Juliana Petermann

A Criação Publicitária emerge, nos tempos atuais, como uma das áreas mais relevantes e desafiadoras do campo da Publicidade e Propaganda, pois faz convergir, no mesmo processo, publicidade e criatividade. O material discorre sobre as funções e papéis dos profissionais da criação, as possibilidades contemporâneas de atuação e alguns métodos criativos, além de outros desafios contemporâneos. Além disso, também oferece ao leitor aquele otimismo característico de quem, assim como a autora, é apaixonada pela área. 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-372-3721

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes