Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH

PPGCS e CCSH recebem visita de professora americana

O Centro de Ciências Sociais e Humanas recebe a visita da professora Jan Fritz, docente da área de sociologia clínica na Universidade de Cincinnati (Ohio, EUA) e editora do Clinical Sociology Review. A estadia da professora faz parte de um edital da Fulbright, um programa de bolsas de estudos envolvendo o Departamento de Estados dos Estados Unidos, o governo de outros países e o setor privado, no qual Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) foi contemplado. O projeto, com duração de 3 anos, prevê visitas de professores estrangeiros, contribuindo com as iniciativas de internacionalização do PPGCS.

Diretora do CCSH, professora Sheila Kocourek, recebe professora Jan Fritz (Universidade de Cincinnati) e professora Rosana Soares Campos (Departamento de Ciências Sociais)
Até o dia 7 de junho, Jan, além de ministrar palestras e realizar oficinas aos docentes e discentes do PPGCS, está desenvolvendo uma pesquisa na área de paridade de gênero, políticas de gênero e presença de mulheres em altos cargos. A professora americana, acompanhada da docente do Departamento de Ciências Sociais, Rosana Soares Campos, também vem realizando reuniões com unidades e sub-unidades da UFSM, buscando o desenvolvimento de parcerias e acordos de cooperação.

A Diretora do CCSH, professora Sheila Kocourek, recebeu Jan e Rosana na última quarta-feira (30). Na ocasião, foram discutidas as oportunidades de publicações das áreas de sociais e humanas no Clinical Sociology Review, a pesquisa acerca de paridade de gênero e projetos na área que são desenvolvidos no CCSH, e a possibilidade de um acordo de cooperação, que já foi discutido junto à Secretaria de Apoio Internacional (SAI). Esse acordo contemplaria, entre outros projetos, a participação da UFSM na Universities Network for Children in Armed Conflict (UNETCHAC), uma rede de mais de 40 universidades que tem como objetivo discutir e potencializar o papel da comunidade acadêmica na proteção de crianças envolvidas em conflitos armados.