Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH

PPG Filosofia promove “I Colóquio Émilie: Filosofia, contexto, tradução”

O Grupo Émile, do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, promove o “I Colóquio Émilie: Filosofia, contexto, tradução”.

O I Colóquio será realizado de 03 a 07 de julho, e contará com a presença das conferencistas: Abel Lassale Casanave e Carlota Ibertis, ambas da Universidade Federal da Bahia; Eduardo Rutke vol Saltiél e Mitieli Seixas da Silva da UFSM; Patrícia Sita da Universidade Estadual de Maringá; Pedro Paulo Pimenta da Universidade de São Paulo e Silva Manzo da Universidad Nacional de la Plata, na Argentina. As inscrições devem ser realizadas por meio de formulário. A atividade ocorrerá na UFSM e haverá certificado de participação.

Uma das atividades do Colóquio, a I Escola de Tradução ocorrerá através de oficinas, nas manhãs de 04 a 07 de julho, e têm como objetivo proporcionar aos participantes momentos de experiência para traduzir um texto inédito em português. Acontecerão três sessões:

• Émilie du Châtelet, “Discours sur le bonheur” e “Sur la liberté”, sob condução das professoras Katarina Ribeiro Peixoto (USP) e Priscilla Tesch Spinelli (UFRGS); (Os textos de Châtelet são escritos em francês).
  • Margareth Cavendish, “Philosophical Letters” (seleção de algumas cartas) sob condução do professor Pedro Pricladnitzky (UNIOESTE); (Os textos de Cavendish, escritos em inglês).
  • Christian Wolff, “Ontologia Latina” (capítulos sobre espaço e tempo), sob condução do professor Marco Aurélio Oliveira da Silva (UFBA). (Os textos de Wolff, escritos em latim).

As inscrições são limitadas e deverão ser realizadas por meio do formulário.

Este evento conta com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Universidade Federal de Santa Maria, apoio do Center for the History of Women Philosophers and Scientists (Paderbon/Alemanha) e é uma realização conjunta da UFSM, UFBA, UFRGS, USP e UNIOESTE.