Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH

CCSH recebeu professora Portuguesa em missão de trabalho com foco na internacionalização

A internacionalização é um dos desafios do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSM e do Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU) do CCSH e vem sendo foco de ações de fomento junto aos Programas de Pós-Graduação da UFSM.

Em busca de aumentar a inserção internacional, desenvolver parcerias de pesquisa e delinear acordos de cooperação, o CCSH recebeu a professora Anabela Carvalho Alves, da Universidade do Minho (UMINHO/Portugal), para uma missão de trabalho junto aos Programas de Pós-Graduação em Administração (PPGA), Administração Pública (PPGAP) e Gestão de Organizações Públicas (PPGOP). Anabela, que possui doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas, é professora no Departamento de Produção e Sistemas, na Escola de Engenharia da UMINHO, e membro integrado do Centro ALGORITMI/LASI, na mesma universidade.

Delineamento da visita enquanto ação de internacionalização

A visita, que ocorreu entre 19 e 23 de Junho, decorre de parcerias anteriores entre a docente e o professor Leander Luiz Klein, Coordenador do PPGOP. Essas parcerias estão entre os objetivos definidos pela instituição para o atendimento das metas de internacionalização, colaborando diretamente para o aumento da inserção científica da UFSM no exterior. O financiamento para a missão foi misto, parte custeada pelos PPGs envolvidos e parte pela professora Anabela, que recebeu recursos do edital SGroup – Universities in Europe.

Dia a dia da Missão de Trabalho

O foco da missão de trabalho realizada por Anabela esteve nos PPGs envolvidos, no entanto, também foram desenvolvidas atividades abertas aos interessados na temática, assim como visitas à gestão do CCSH e UFSM, buscando-se a construção de acordos de cooperação.

No primeiro dia, a professora foi recebida pelo professor Leander, que organizou uma visita ao PPG e à UFSM, focando também na infraestrutura disponível para o acolhimento a comunidade da UFSM e possíveis pesquisadores e alunos estrangeiros. Após, tratou-se de oportunidades de projetos de pesquisa e ações conjuntas, envolvendo as temáticas de atuação de Anabela e dos PPGs envolvidos na missão de trabalho. Dentre os tópicos, destaca Leander que foram discutidos projetos nas áreas de prospecção e análise de tipos de desperdícios em Instituições de Ensino Superior, aplicação do Project Based Learning como metodologia de ensino na graduação e na pós graduação e a visão de universidades como sistemas complexos, que busca o delineamento de caminhos para eficiência organizacional.

Os dias 20 e 21 envolveram reuniões para o desenvolvimento de projetos e a construção de um acordo de cooperação entre as instituições. A professora Anabela foi recebida no CCSH pela Diretora do Centro,professora Sheila Kocourek, e pelo Vice-Diretor, professor José Martinho Rodrigues Remedi, e na SAI pelo professor Paulo Bayard Dias Gonçalves. Nessas reuniões a visitante apresentou a Universidade do Minho e traçaram-se detalhes do acordo a ser assinado. De acordo com Leander “a realização desse acordo de cooperação facilitaria a mobilidade acadêmica de alunos e servidores, bem como a ampliação da realização de ações conjuntas entre as duas universidades”.

Dia 22, foi realizada uma palestra para os docentes e estudantes dos PPGs envolvidos na missão, estudantes de graduação do Curso de Administração, e aberta aos demais interessados. Anabela tratou, para um auditório cheio, acerca da evolução da administração até o gerenciamento Lean, uma de suas áreas de pesquisa.

No último dia da visita, os discentes matriculados na disciplina de Processo e Método, do PPGOP, ministrada pelo professor Leander Klein, tiveram a oportunidade de realizar um workshop sobre Pesquisa-Ação, uma estratégia de pesquisa qualitativa que visa encontrar a resolução para uma determinada situação-problema em um contexto de mudança planejada.

Sobre a missão de trabalho, comenta o professor Leander, “A vinda da professora Anabela para o Brasil, para nossa universidade, demonstra o empenho dos 3 PPGs envolvidos para promoção da internacionalização e busca da consolidação dos programas. Foi uma semana muito produtiva que envolveu diferentes atividades com diversos professores dos programa e ações para o desenvolvimento de novas ações de colaboração entre as duas universidades”.