Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH

Cine debate do documentário “Minas do Camaquã: uma história para ensinar” será nesta quarta-feira (11)

A exibição da produção, desenvolvida por alunos do curso de Produção Editorial, contará com debates e a presença de apresentadores.

No dia 11 de outubro, o Núcleo de Estudos do Trabalho (NUEST) realizará um cine debate do documentário “Minas do Camaquã: uma história para ensinar”. A atividade contará com a participação do mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Norberto Quintana Guidotti Ornelas, que pesquisa o tema sobre a perspectiva da Sociologia do Trabalho.

A produção foi desenvolvida no ano de 2022 pelos alunos do curso de Produção Editorial, Ana Júlia Rodrigues e Nadriel Essy Massaia, para a disciplina de “Projeto Experimental em Educação”. A disciplina foi ministrada pelo professor do Departamento de Ciências da Comunicação, Maurício de Souza Fanfa, e tinha a proposta de produzir um conteúdo comunicacional que “ensinasse algo a alguém”, a partir da qual os discentes elaboraram o produto audiovisual. O documentário aborda temas relacionados à história de Minas do Camaquã, distrito de Caçapava do Sul, incluindo a descoberta do cobre, ciclos estrangeiros de exploração, período de pesquisas, a gestão de Francisco Matarazzo Pignatari, e o encerramento da extração mineral na região.

A produção se baseou na parte histórica da monografia escrita por Norberto Ornelas, que pesquisou o paternalismo, – forma de gestão iniciado pelo empresário ítalo-brasileiro, Francisco Pignatari – que “guarda profunda relação com a memória local atualmente”, explica o mestrando. Ainda destaca que o documentário foi produzido com o intuito de ser voltado para a comunidade da região, que é o público alvo. A atividade, além de divulgar a produção, incentivará o debate e a discussão a respeito do tema.

O documentário foi apresentado por Norberto e Lorenzo Pergher, morador de Minas do Camaquã e estudante da escola Gladi Machado Garcia, e que participarão do cine debate. A atividade acontecerá às 14h30, no prédio 74 A, sala 2374.