Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH

UFSM participa de organização internacional Enactus

Em junho deste ano, a docente do Departamento de Ciências Administrativas, Debora Bobsin, formalizou o time Enactus UFSM. O Time pretende trabalhar com ações que contribuam para a comunidade por meio do viés econômico, ambiental e social. “A ideia, como time Enactus, é que tenhamos ações que precisam ser consolidadas, e desta forma, possam ser replicadas para outros lugares. Para que possam resolver problemas similares em outros contextos”, explica Debora.

Atualmente o projeto desenvolve ações vinculadas à temática ambiental, com turmas do primeiro ao quarto ano na escola Augusto Ruschi de Santa Maria. Conta com uma equipe interdisciplinar de 23 estudantes dos cursos de Administração, Agronomia, Engenharia Civil, Física, Gestão Ambiental, Química Industrial, Pedagogia, e discentes da pós-graduação, além do apoio dos professores conselheiros: Jordana Kneipp, Roberto Bichuetti e Luciana Traverso.

O QUE É A ENACTUS

A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos que atua em 33 países, incentivando a criação de ambientes em que universitários possam desenvolver ações empreendedoras com viés social. Busca impulsionar os acadêmicos a trazer soluções às demandas da comunidade, por meio dos princípios da inovação e negócios. Segundo Debora, a Enactus busca a consolidação dos projetos: “Eles trabalham em projetos de longo prazo, que tenham continuidade e possam ser aplicados, para que se transformem em um negócio social ou em uma política pública”.

No Brasil, a organização conta com mais de 3.000 participantes que formam 127 times, impactando mais de 83.000 pessoas. “Atualmente no Rio Grande do Sul são três times: a UFSM, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)”, relata a docente.

De acordo com Debora, no período da pandemia um aluno propôs a formação de um time Enactus na Universidade. A partir disso, a docente procurou a organização e informou-se sobre o processo de entrada.  Em junho de 2023, após a apresentação do projeto e capacitação dos participantes do time, o projeto foi formalizado pela Enactus. Segundo a docente, na UFSM o projeto já foi registrado como ação de extensão e “agora vamos buscar um acordo de cooperação entre a Enactus e a UFSM. Para nós é interessante a oficialização pelas duas frentes”.

Em agosto, o Time Enactus UFSM realizou uma visita à UNISC, para troca de experiências entre os projetos e para conhecer a estrutura da organização Enactus. Segundo Debora o time Enactus UNISC trabalha com a construção de uma horta nas escolas, e por meio dessa ação explora e incentiva os sonhos dos alunos.O discente em administração e participantes do projeto, Charlys Carrilio, comenta sobre a experiência: “A visita foi incrível, eles são um time com poucos membros, mas extremamente engajados, com uma realidade de trabalhar e estudar parecida com a nossa. Além disso, a própria experiência que eles tiveram de viajar para o encontro nacional da Enactus e a participação e possibilidades da rede nos deu uma visão da oportunidade que temos e a vontade de aproveitá-la”.

A PRIMEIRA AÇÃO DESENVOLVIDA

A ação de extensão trabalha a sustentabilidade com 180 crianças das turmas do primeiro ao quarto ano da Escola Augusto Ruschi, buscando estimular os alunos a permanecerem no ambiente escolar. Está desenvolvendo atividades sobre a educação ambiental, como o cuidado com meio ambiente, além de conscientizar os funcionários e a comunidade escolar para a separação de resíduos.

Em abril de 2023 o time Enactus UFSM realizou uma visita à escola para entender as demandas que a equipe escolar possuía. A partir disso, com base no Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que conduzem as ações de extensão da Universidade, o projeto decidiu trabalhar a temática da educação ambiental nessa escola. A ação começa a ser desenvolvida em agosto com atividades lúdicas sobre educação ambiental. Busca principalmente consolidar o sentimento de pertencimento dos alunos na escola. “Queremos incentivar a permanência das crianças na escola, que elas tenham vontade de ir para a escola e paixão por ela”, afirma a coordenadora.

Em uma das visitas o Time Enactus trabalhou com a separação do lixo, estimulando as crianças a criarem lixeiras a partir de materiais recicláveis

Atualmente o grupo está começando a montar uma horta no ambiente escolar, em que os alimentos produzidos serão utilizados nas refeições dos alunos. “Nossa ideia é expandir (as ações) para a comunidade. Os alimentos da horta poderão ser usados na refeição das crianças, e o excedente  poderá ser vendido para a própria comunidade a um preço acessível, e assim gerar um retorno para sustentabilidade do projeto”, afirma Debora.

De acordo com Charlys Carrilio a ação pretende conectar a horta com a Feira dos Empreendedores, que acontece na escola uma vez por mês, que envolve as famílias com negócios na região. “A escola é aberta para comunidade aos sábados, assim, queremos conseguir gerar alguma renda para ser revertida para a própria escola”, relata o estudante.

A ação também incentiva a aproximação dos alunos dessa escola com a Universidade:  “Começamos a plantar sementinhas nessas crianças, para que no futuro eles possam entender que a universidade está aqui e que é para todos nós, como um espaço para eles.”, afirma a docente. Além de proporcionar aos discentes da UFSM o contato com a comunidade de Santa Maria, e a criação do vínculo entre a Universidade e sociedade.

Para saber mais sobre o projeto acompanhe o Instagram do time @enactufsm

Texto: Júlia Almeida, acadêmica de jornalismo, bolsista da Subdivisão de Comunicação do CCSH
Fotos: Arquivo time Enactus UFSM