Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Relatos de Extensão 2023: Projeto Autonomia



Número registro: 059382

Coordenação: Reisoli Bender Filho

Objetivo Geral: Promover o conhecimento sobre educação financeira para jovens em situação de vulnerabilidade social, atendidos por serviços de acolhimento na cidade de Santa Maria, para que possam ter êxito na constituição de uma vida autônoma por meio da administração consciente de seus recursos.

Linhas de extensão: Educação

Período de realização: 30/01/2023 a 29/01/2028

ODS: 04, 10

O projeto Autonomia foi consolidado há apenas alguns meses, e surge a partir de uma parceria com o Sumo Educacional e do Alfabetização Financeira. A partir das ações realizadas por meio de aulas e materiais produzidos pelos dois, o Autonomia pretende ampliar o alcance e levar a Educação Financeira para crianças em situação de vulnerabilidade social. “Nós pensamos na qualificação dos docentes, na transferência de conhecimento nas escolas públicas para os alunos, e esse outro público que são de crianças com maior vulnerabilidade não estava sendo atendido. Então o projeto tem esse objetivo maior que é de fornecer conhecimento e melhorar as condições de todas as esferas”, explica o doutor em Economia Aplicada e coordenador do projeto, Reisoli Bender Filho.

Reunião dos participantes do projeto Autonomia

São realizadas reuniões semanais entre os participantes dos projetos Autonomia, Sumo Educacional e Educação Financeira para delimitar melhor as ações que o projeto promoverá, já que apenas no ano de 2023 que o projeto Autonomia foi institucionalizado. Serão disponibilizadas novas vagas para bolsistas, para que os discentes possam aplicar o conhecimento adquirido na Universidade em atividades com os alunos nas escolas e público atendidos pelos projetos. O material utilizado nas aulas e fornecido pelo Sumo será adaptado para crianças mais novas, com jogos lúdicos que os permitirão participar e interagir. “Ele é o terceiro [projeto], mas não em prioridade, ele compõe esse projeto que leva a educação financeira para jovens que nunca tiveram esse contato, então há essas três ações em que um complementa o outro e todos tem o foco na Educação Financeira”, destaca Reisoli.

Texto por: Giulia Maffi

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-372-4330

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes