Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Relatos de Extensão 2023: Projeto Sumo Educacional



Número registro: 057215
Coordenação: Kalinca Leia Becker
Objetivo geral: Fornecer o conhecimento, bem como as ferramentas necessárias para que jovens e adultos da sociedade de Santa Maria possam administrar melhor a sua renda e usar odinheiro de forma consciente visando seu progresso sustentável.
Linhas de extensão: Educação
Período de realização: 22/12/2021 a 22/12/2026
ODS: 04

Um jogo de tabuleiro pode ter outro objetivo além do entretenimento? Na educação, a gamificação – método que utiliza elementos de jogos em processos educacionais – apresenta uma alternativa dinâmica e envolvente para o ensino de conteúdos. E para a temática financeira essa abordagem se torna uma possibilidade para o melhor entendimento e maior interesse dos alunos. 

Conheça o projeto que utiliza um jogo de tabuleiro como metodologia para o ensino da educação financeira e descubra como essa ação transforma conteúdos financeiros em peças de jogo acessíveis para estudantes e professores. Por meio das dicas, complete o texto de apresentação da iniciativa.  

Então escolha suas cartas e divirta-se nessa jornada!

 

Coordenado pela docente Kalinca Léia Becker, a ação capacita professores vinculados à 8° Coordenadoria Regional de Educação, e permite trabalhar com alunos de escolas públicas, além de atender os participantes do programa extensionista Esperançando. Ensina os conteúdos de educação financeira por meio do método da gamificação, e tem parcerias com os projetos Alfabetização Financeira em Escolas Públicas e Autonomia.

 

O Sumo educacional surgiu a partir do interesse dos discentes, participantes da Liga do Mercado Financeiro da UFSM, em disseminar conhecimentos sobre as temáticas da educação financeira. Desta forma, foi decidido que o projeto iria trabalhar com escolas, para que a propagação dessa alfabetização fosse consolidada de maneira eficaz. A Liga é um projeto de ensino que visa ser um centro de formação de líderes e especialistas em mercado financeiro, no ambiente universitário.

Utiliza como metodologia de ensino o jogo de tabuleiro Renda Passiva, criado por Daniel Frechiani. A partir de personagens com fichas financeiras, podem ser criadas diversas situações a serem resolvidas pelos jogadores, e desta forma, relacioná-las aos conteúdos financeiros. Para ensinar os professores a usarem o jogo, os bolsistas e voluntários recebem capacitações de Frechiani e por meio de materiais didáticos que explicam o funcionamento da metodologia do jogo.   

 

A iniciativa pretende desenvolver materiais impressos e audiovisuais para complementar a formação dos professores. “Ele [o professor] passa pela capacitação com os discentes da UFSM para aprender a usar o jogo, mas depois é interessante que ele continue estudando o conceito de educação financeira e consiga ter acesso a mais materiais”, afirma Kalinca. O projeto está construindo uma plataforma online com esses materiais, para que o professor e o aluno tenham acesso aos conteúdos, promovendo a democratização da educação financeira

Preencha as lacunas e conheça mais sobre esse projeto!

O Programa de Extensão _____________ realiza capacitações no ensino da educação financeira para professores e alunos da Educação Básica, por meio do jogo de tabuleiro ________________. A iniciativa busca auxiliar no processo de independência e gerenciamento financeiro, transformar vidas e realidades pela democratização da ___________________. Tem como objetivo atingir o público socialmente vulnerável e contribuir com os avanços na educação e qualidade de vida dos brasileiros. Coordenada pela docente do Departamento de Economia e Relações Internacionais, ____________, a ação tem parcerias com os projetos “_____________” e “_____________”.

O Programa de Extensão Sumo Educacional realiza capacitações no ensino da educação financeira para professores e alunos da Educação Básica, por meio do jogo de tabuleiro Renda Passiva. A iniciativa busca auxiliar no processo de independência e gerenciamento financeiro, transformar vidas e realidades pela democratização da educação financeira.  Tem como objetivo atingir o público socialmente vulnerável e contribuir com os avanços na educação e qualidade de vida dos brasileiros. Coordenado pela docente do Departamento de Economia e Relações Internacionais, Kalinca Léia Becker, a ação tem parcerias com os projetos “Alfabetização Financeira em Escolas Públicas” e “Autonomia”.

 

Texto por: Júlia Almeida

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-372-4321

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes