Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Relatos de Extensão 2023: A saúde da população idosa



Número: 055992

Nome do projeto: A saúde da população idosa por meio das equipes da atenção primária em saúde: oficinas de promoção saúde

Coordenação: Sheila Kocourek

Objetivo geral: Contribuir na criação e manutenção de um entorno propício e favorável ao envelhecimento, por meio de oficinas de promoção da saúde do idoso.

Linhas de extensão: Terceira idade

Período de realização: 14/05/2021 a 29/03/2024

ODS: 03

Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a população brasileira acima dos 60 anos aumentou de 11,3% em 2012,  para 15,1% em 2022. Frente a esse crescimento de pessoas idosas, é indispensável a implementação de políticas públicas que garantam a qualidade de vida dessa parcela da população. A Avaliação Multidimensional da pessoa idosa (AMD), presente na Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, é uma diretriz do Ministério da Saúde que auxilia na compreensão da trajetória de vida do indivíduo até a terceira idade. Avalia a capacidade funcional, a saúde mental e fisiológica, o nível de autonomia e a rede de apoio desse indivíduo.   

O projeto promove a qualidade de vida da pessoa idosa por meio da qualificação dos profissionais de saúde. Devido a complexidade da AMD, a ação ministra oficinas e palestras de capacitação, além de atuar no assessoramento dos agentes de saúde dos doze municípios pertencentes a 8º Coordenadoria Regional de Saúde de Cachoeira do Sul.

Segundo a docente do Departamento de Serviço Social, diretora do CCSH e coordenadora da iniciativa, Sheila Kocourek: “O trabalho começou a ter uma relevância, de modo que a Oitava Coordenadoria Regional de Saúde de Cachoeira do Sul nos convidou para fazer um trabalho mais ampliado, de assessoramento aos municípios de toda a região”. O projeto surge da dissertação de uma discente do Mestrado de Gestão de Organizações Públicas, que identificou a dificuldade dos profissionais do município de Arroio do Tigre em realizar a Avaliação Multidimensional. “A ação de extensão nasce como um projeto de pesquisa, surge como uma resposta a um problema que foi identificado neste município”, afirma a docente.  

A ação produziu o guia “Promoção da Saúde da Pessoa Idosa: Estratégias para o Cuidado na Atenção Básica” em parceria com a docente do Departamento de Comunicação, Elisângela Mortari, e a fisioterapeuta Xavéle Petermann. Direcionado aos profissionais da atenção básica, busca estimular a construção de ambientes propícios para o envelhecimento e a promoção da qualidade de vida das pessoas idosas. O material é distribuído para as unidades básicas de saúde e está disponível também no formato digital. Neste ano o projeto foi indicado a um prêmio no Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde em Goiânia, após ganhar o segundo lugar no prêmio de Melhor Experiência Positiva no SUS do Rio Grande do Sul durante o evento regional. 

Para que os profissionais respeitem a autonomia e o contexto da pessoa idosa, a iniciativa trabalha desde a comunicação com esses indivíduos. “Há uma tendência de infantilizar o idoso, e muitas vezes acontece de a pessoa ir a uma consulta acompanhada de um familiar e o médico não falar com o idoso. Então trabalhamos nesse sentido também de sensibilizar que o idoso pode falar por si”, explica a coordenadora. 

Participam da iniciativa discentes dos cursos de Serviço Social, Enfermagem e Fisioterapia. Segundo Sheila, o contato com outra realidade contribui para formação desses discentes e se torna uma experiência de intercâmbio com o conhecimento que os profissionais trazem. Sobre a importância do projeto, a coordenadora acredita que trabalhar com uma diretriz que promove a qualidade de vida desse idoso, contribui para a sensibilização dos gestores dos municípios. “A medicina conseguiu garantir mais anos à vida, mas agora temos que dar mais vida aos anos. Porque não adianta só ter mais anos, mas ser uma vida ruim, com muitas dificuldades, doenças e problemas de vida. Então qualificar esses anos de vida é o nosso desafio, e acho que o projeto tem isso como horizonte”, declara a coordenadora.

Você Sabia?

Criada em 2006 pelo Ministério da Saúde, a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa é um instrumento que busca qualificar a atenção à saúde das pessoas idosas no Sistema Único de Saúde, destinada às pessoas idosas cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal com renda de até dois salários mínimos. Pode ser emitida por meio do site ou pelas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS.

 

Texto por: Júlia Almeida

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-372-4415

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes