Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH

Relatos de Extensão 2023: Marketing Social e Causas Sociais

Número: 053825

Nome do projeto: Marketing Social e Causas Sociais: Novos Caminhos

Coordenação: Marta Olivia Rovedder de Oliveira

Objetivo geral: Aproximar a Universidade das instituições sociais, aumentando o vínculo com as mesmas; fortalecer a extensão acadêmica e o relacionamento entre a UFSM com a comunidade externa; apoiar uma instituição social com material humano, científico/conceitual e fomento ou desenvolvimento de ações de marketing.

Linhas de extensão: Gestão Institucional

Período de realização: 09/03/2020 a 01/04/2025

ODS: 03

O Centro de Apoio à Criança com Câncer (CACC) foi fundado em 1996 em Santa Maria, com objetivo acolher crianças e adolescentes carentes de 0 a 21 anos portadoras de câncer, e um acompanhante, para hospedagem gratuita durante o tratamento hemato-oncológico oferecido pelo Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). É uma instituição filantrópica, localizada a aproximadamente 590 metros do arco da UFSM, que é mantida por meio de doações e arrecadação de recursos. Além de ter um brechó, em que a quantia arrecadada é revertida diretamente para a Instituição.

Com uma parceria de quase 10 anos com o Centro de Apoio à Criança com Câncer, o projeto “Marketing Social e Causas Sociais: Novos Caminhos” promove diversas ações de Marketing para a divulgação da Instituição. Desde 2015 a iniciativa realiza o planejamento estratégico de marketing, produz folders e materiais para as redes sociais, criou o site, fez ajustes da logomarca, divulgação do programa Nota Fiscal Gaúcha e campanhas de arrecadação de doações. Este ano, além do suporte nas mídias sociais, o projeto está desenvolvendo um informativo impresso com as ações que acontecem no CACC.

Inicialmente a ação era um projeto de ensino, criado pela inquietação da docente do Departamento de Ciências Administrativas, Marta Oliveira, com o então colega, professor Diego Marconatto, em levar um exercício que relacionasse a teoria e a prática no curso de Administração. Segundo Marta, que coordena o projeto, foi proposta a atividade de trazer para sala de aula algum gestor de organização, ele apresentaria seus problemas e os discentes deveriam tentar resolvê-los. O CACC foi a primeira ONG a ser convidada a participar: “Ao final do semestre os discentes queriam seguir trabalhando nos projetos em função do CACC, então criei o projeto de extensão”, afirma Marta.

Marta explica que os participantes da ação de extensão atuam em reuniões, planejamentos, eventos, e no desenvolvimento das atividades. “Tanto para os bolsistas, quanto para os voluntários que participam é uma oportunidade de verificar a teoria que aprendem em sala de aula, e colocá-las em prática para uma organização social”, declara a docente. Bolsista da iniciativa, a discente de Administração Amanda Klein, conta que seu interesse na área de Marketing e o trabalho com uma Instituição Filantrópica a motivaram a participar da ação.

Voluntária do CACC desde 2014, Dania Amaral de Lima Oliveira, recebeu capacitações do projeto Marketing Social, para o gerenciamento de redes sociais e para o site da Instituição. Dania conta que inicialmente comparecia uma vez por semana, porém seu apego à causa resultou na dedicação especial à ONG, e hoje a frequenta todos os dias. Segundo ela, o projeto é essencial pois aumenta a visibilidade do CACC, e assim, a arrecadação de recursos para a instituição. “Para manter uma casa de acolhimento, com qualidade, tem que ter recurso financeiro. Para termos recursos, temos que mostrar o trabalho, e conseguimos mostrar bem as ações realizadas pelo CACC através do projeto”, afirma Dania.

O projeto realiza outras ações além da parceria com o CACC, como o evento Saber Social, que capacita Gestores e Presidentes de Instituições Filantrópicas e Ongs de Santa Maria, por meio de palestras e oficinas. E também a Feira do Voluntariado, realizada no ano de 2019, em que Ongs da cidade foram apresentadas para a comunidade. O vínculo entre o CACC e o projeto formou, devido a longa parceria, uma conexão de assistência mútua, em que a ação contribui com a expansão do CACC, e desta forma, amplia a rede de amparo para as crianças e jovens que estão em tratamento do câncer. “A contribuição para a comunidade é inegável porque uma instituição como o CACC é fundamental para a sociedade, e sentimos que nossas ações fazem diferença e contribuem para a instituição”, afirma a coordenadora.

Você Sabia?

O Programa Nota Fiscal Gaúcha beneficia as entidades cadastradas no programa. O CACC faz parte destas entidades, para ajudar a instituição, entre no site, faça seu cadastro e indique o Centro de Apoio à criança com Câncer como entidade social. Depois disso, em cada compra que realizar informe seu CPF para que a nota fiscal participe do programa.

Texto por: Júlia Almeida