Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH

Mostra de trabalhos – Materialidade e Criação

No último dia 07, o Hall do Prédio 74C recebeu a exposição dos produtos experimentais da disciplina “Materialidade e Criação”, do Curso de Comunicação Social – Produção Editorial.
Durante o semestre constrói-se com os alunos um espaço para discutir a materialidade do livro para além da narrativa, o que possibilita que os estudantes realizem experimentações em livros, enquanto objetos sensoriais criativos. “Na prática, experimentamos a encadernação e o projeto editorial, voltados à materialidade, a partir dos formatos diferenciados, da cor, dos papéis e da textura como elementos da narrativa, das diferentes costuras como ornamentação dos cadernos e capa dos livros.”, relata Cláudia Bomfá, docente que ministra a disciplina.
Para Eduardo Prates Macedo, discente de Produção Editorial, “a disciplina me ajudou a descobrir novos materiais, que podem auxiliar a pensar a narrativa em livros e demais produtos editoriais. Acredito que sua continuidade irá contribuir para outros discentes explorarem sua criatividade e experimentarem diferentes métodos de encadernação.”

Na edição de 2023 da mostra foram apresentados todos os projetos experimentais em livros artesanais produzidos durante a disciplina.