Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH

Relatos de Extensão 2023: Paralelo 33

Nome do projeto: Paralelo 33

Coordenação: Bruno Hendler

Objetivo geral: Promover e disseminar entre a comunidade local, nacional e internacional, interessada em temas das Relações Internacionais e áreas afins, a suscetibilidade para o conhecimento e o debate de temas relacionados às relações internacionais do Sul Global, por meio de programa de rádio (UNIFM e Rádio Universidade
AM), replicado em podcast online, com periodicidade.

Linhas de extensão: Comunicação

Período de realização: 18/05/2021 a 18/05/2024

ODS: 04

O projeto Paralelo 33 produz programas de rádio e podcasts sobre temáticas relacionadas ao Sul Global, e tem como objetivo a disseminação do conhecimento e a promoção do debate coletivo de temas sobre cultura, economia e política. Coordenado pelo docente do Departamento de Economia e Relações Internacionais, Bruno Hendler, os episódios são transmitidos ao vivo na Rádio UniFM, na frequência 107.9, e disponibilizados na plataforma de streaming Spotify. De forma dinâmica os programas são elaborados em diversos quadros e segmentos, produzidos pelos discentes do curso de Relações Internacionais com apoio da Rádio Universidade.

O segmento mais recente do programa, o Paralelo Docs, apresenta a lógica de documentário e aborda discussões históricas em episódios curtos, em torno de 15 minutos. O quadro Popularize! promove o conhecimento científico na temática do Sul Global, por meio de entrevistas e debates. Inicialmente os episódios foram produzidos pelos discentes da disciplina de Política Internacional do Mundo Contemporâneo do curso, com o objetivo de democratizar as pesquisas produzidas nos cursos de Graduação e Pós-graduação de Relações Internacionais. Os segmentos chamados Momento Griô e Sons Austrais, incluídos nos episódios mais longos, apresentam indicações culturais de músicas, documentários e trazem biografias de artistas.

Segundo a bolsista do projeto e discente de Relações Internacionais, Ana Laura Kochhann, o projeto parte de debates teóricos relacionados às Relações Internacionais, como colonialidade e teoria feminista, por exemplo. Por conta disso, são realizadas formações internas com os participantes do Paralelo, de forma que os temas abordados nos diferentes segmentos estejam alinhados com a proposta teórica do projeto. Um exemplo citado por Ana Laura aconteceu no desenvolvimento do episódio “Direitos dos povos originários”, lançado em outubro de 2021. Naquele momento, os participantes receberam formação com o docente do Departamento de Economia e Relações Internacionais, Ademar Pozzatti Júnior, para compreender sobre direito internacional e os povos indígenas. O conhecimento adquirido com o docente também contribuiu para a produção do episódio, lançado em maio de 2023, “Povos Originários” em que é promovido um debate sobre a história dos direitos dos povos indígenas com a diretora do Instituto Juma, ativista indígena e discente de Relações Internacionais, Rayane Xipaya.

Participante do projeto desde 2022, o discente de Relações Internacionais, João Victor Frantz Breunig, explica que o projeto contribuiu no desenvolvimento das habilidades de relacionar e tornar acessíveis assuntos específicos do curso, na oralidade, comunicação e no posicionamento crítico dos discentes. “Nós como discentes de Relações Internacionais precisamos de uma boa comunicação, é um curso que exige muito posicionamento. E o Paralelo 33 é um projeto de posicionamento crítico, as pessoas aprendem a se posicionar e a ação ajuda a desenvolver essa habilidade”, afirma o discente.

Segundo o coordenador do projeto, a iniciativa contribui para a formação dos discentes, promove a comunicação deles com diversos públicos: “É o esforço de quem se forma em Relações Internacionais de conseguir se comunicar com a comunidade tanto da cidade, pela rádio da região aqui que ouve a UniFM, quanto em qualquer ponto do mundo que tenha internet [pela plataforma de Streaming]”. Sobre a importância, Bruno afirma que a rádio – como meio de transmissão dos programas – é um recurso fundamental para a propagação do conhecimento para toda a comunidade, além de gerar o diálogo com públicos variados.