Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH

Relatos de Extensão: COM.NEXO

Número: 059434

Nome do projeto: COM.NEXO: formação empreendedora de jovens e adultos em escolas da cidade de Santa Maria.

Coordenação: Marilia de Araújo Barcellos

Objetivo geral: O presente projeto parte do objetivo de integrar discentes e docentes da Universidade Federal de Santa Maria, através das atividades de ensino, pesquisa e extensão, no desenvolvimento de atividades voltadas à geração de potencialidades pessoais e profissionais, de jovens e adultos estudantes das escolas da rede pública e/ou privada da cidade de Santa Maria.

Linhas de extensão: Comunicação

Período de realização: 31/01/2023 a 31/01/2028

ODS: 04

O projeto COM.NEXO é uma iniciativa que surgiu em 2023, e pretende levar a formação empreendedora por meio da oferta de oficinas nas escolas de Santa Maria. Foi idealizado para a disciplina de Gestão e Mercado Editorial, pela discente de Produção Editorial, Taiane Wendland De Souza, na qual o produto final consistia em criar uma empresa. A ideia recebeu o apoio da docente do Departamento de Comunicação Social, Marília de Araújo Barcellos, e do laboratório Porão Criativo e se tornou um projeto permanente. “Havia uma demanda para a educação de jovens adultos, e o COM.NEXO surge com o intuito de olhar para essas pessoas que têm uma formação, que já estão no mercado trabalhando, e essa plataforma comunicacional vai permitir esse diálogo”, relata Marília, que é a coordenadora do projeto.

A iniciativa tem previsão de duração de 5 anos, e atualmente está na fase de mapeamento das escolas da cidade. “Visa principalmente fazer essa conexão entre as demandas das escolas públicas, e agora também do EJA Municipal de Santa Maria. Futuramente pretendemos viabilizar que o projeto desenvolva atividades práticas de profissionalização e até mesmo palestras dentro dessas instituições”, explica Taiane. No primeiro semestre de 2023 foi realizada uma reunião com a Secretaria Municipal de Educação para o mapeamento das escolas da cidade, o que resultou na delimitação de nove escolas municipais.“Esse foi o nosso contato recente em que nós percebemos o que estava acontecendo e escutamos os relatos dos alunos, e percebemos a maneira como nós poderíamos nos aproximar e qual era a demanda das escolas para que a Universidade possa atuar com atividades e ações em todos os setores”, relata a docente.

O projeto será um agente que possibilitará a disseminação de conhecimento nas escolas de Santa Maria, principalmente para o EJA, ao desenvolver oficinas de diferentes áreas que serão organizadas pelos departamentos da Universidade. Taiane conta que, apesar de o COM.NEXO ainda estar na fase de planejamento, já abriu muitas portas para ela. “Quando eu desenvolvi o projeto na disciplina, não tinha muita perspectiva do que ele poderia se tornar, mas temos conseguido entender cada vez mais essas demandas e soluções complexas que precisam ser desenvolvidas na área da Educação, e trazer a comunicação como um agente solucionador desses problemas”, explica Taiane.

A iniciativa também contribuirá para mostrar aos alunos que a possibilidade do ingresso acadêmico em universidades não é uma realidade impossível, e incentivar essa procura. “Faz uma diferença enorme na vida do indivíduo ele poder estudar enquanto adulto. E por meio do projeto podemos compreender a realidade de uma comunidade que não é a da UFSM, mas de outra faixa etária, de outra realidade social, familiar, econômica, e o potencial que há da Instituição abrir espaço para esse diálogo com a comunidade”, conta Marília.

O projeto é desenvolvido em parceria com o Porão Criativo, laboratório de Economia Criativa da cidade de Santa Maria que está auxiliando a conectar a comunidade com a Universidade. Segundo Taiane, as integrantes estão presentes principalmente no contato do projeto com as escolas e com outras instituições, como a reunião com a Secretaria. “O Porão Criativo é fundamental porque é o contato externo, é o elo entre a Universidade e a comunidade escolar. Temos reuniões mensais onde planejamos e fazemos o levantamento de tudo que funcionou e o que não funcionou a partir das coletas”, conta Marília.

Porão Criativo

Laboratório de Economia Criativa e cocriação entre profissionais de áreas integradas, localizado na Rua Silva Jardim, 1900 – Distrito Criativo em Santa Maria, RS. Desenvolve papel de agente de integração da Tríplice Hélice (Poder Público, Privado e Empresarial), apoiando o avanço pessoal e profissional de jovens, comunidade e microempreendedores.

Telefone: (55) 32113523

E-mail: laboratorio@poraocriativo.com.br