Criado em 1970, e atualmente o maior centro de ensino da Universidade, o Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM completará 55 anos no dia 5 de junho.
Inicialmente a unidade de ensino foi denominada Centro de Ciências Jurídicas, Econômicas e Administrativas, por somente conter os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Direito. Porém, ao implementar cursos novos, como Arquivologia, Comunicação Social (Habilitação em Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda) e o curso de História, a divisão de educação mudou seu nome para Centro de Ciências Sociais e Humanas.
Com o passar dos anos mais cursos de graduação foram sendo inseridos dentro do Centro. Em 1996 foi introduzido o curso de Psicologia e em 1997, o de Ciências Sociais. No segundo semestre de 2009, iniciaram os cursos de Filosofia (Bacharelado), de Sociologia (Licenciatura) e de Relações Internacionais. As graduações em Produção Editorial (também com habilitação em Comunicação Social) e Serviço Social tiveram vagas ofertadas no vestibular de 2010.
Atualmente, o CCSH é o maior Centro de ensino da UFSM, com o total de 23 cursos de Graduação e 13 Programas de Pós-graduação, distribuídos em 12 departamentos. Os cursos que compõem o Centro são fundamentados na capacitação social e humana dos seus acadêmicos e tem como principal preocupação garantir a qualidade em ensino superior, pesquisa e extensão.
Iniciando suas atividades na Antiga Reitoria, e posteriormente também no Antigo Hospital, o CCSH passou, ao longo dos anos a ocupar espaços no campus de Camobi e, desde 2020, todas as atividades acadêmicas ocorrem no Campus da UFSM. Atualmente, os cursos do CCSH estão distribuídos nos prédios 21, 74A, 74B, 74C e conta também com a Biblioteca Setorial no 74D.
Para celebrar seus 55 anos, o Centro decidiu iniciar o ano com diversas atividades que estão programadas para serem desenvolvidas ao longo do primeiro semestre de 2025.
Em janeiro de 2025, o CCSH lançou para comunidade um acessório da marca, alusivo aos 55 anos. A divulgação à comunidade ocorreu pelos canais de comunicação oficial do Centro, contendo um vídeo destacando a história do Centro por meio da sua infraestrutura e o envio dos arquivos para disseminação.
O semestre começou, no último março, com uma decoração diferente para receber os alunos, quem tivesse um olhar atento para os arredores do Centro, poderia encontrar algumas figuras coloridas escondidas nos corredores, escadarias, portas e até mesmo banheiros dos prédios do CCSH. Apesar de diferentes, essas imagens tinham um propósito.
As carinhas coloridas que foram avistadas pela comunidade acadêmica eram emojis! e faziam parte da atividade de integração “Vivências e Sensações em Emojis”, que tinha como objetivo engajar a comunidade acadêmica na volta às aulas, ao representar, através das imagens, as experiências oferecidas no ambiente acadêmico, além de iniciar as atividades de celebração de aniversário do Centro. A atividade funcionava da seguinte forma: se você estivesse com a matrícula ativa em qualquer um dos cursos do CCSH e encontrasse algum dos 55 emojis que estavam espalhados pelo Centro, era só apresentar a sua matrícula que você tinha direito de receber um de cinco kits diferentes contendo vários brindes. A iniciativa foi finalizada com sucesso e com vários alunos que foram para casa com as mochilas carregadas de materiais novos.
Para registrar os 55 anos de história do nosso Centro, no dia 14 de abril, às 9h, no Largo do Planetário em frente aos Prédios 74, foi realizado um grande registro fotográfico da comunidade acadêmica. Docentes, técnicos-administrativos e estudantes do CCSH formaram, com seus próprios corpos, a sigla “CCSH”. A captura foi realizada com o auxílio de um drone.
O evento representou um momento de celebração, pertencimento e memória para aqueles que fazem parte dessa trajetória de transformação e conhecimento.

No dia do aniversário do Centro, 5 de junho, foi realizado no DTG da UFSM um almoço em comemoração aos 55 anos do CCSH. Mais de 140 membros da comunidade do CCSH e da UFSM se reuniram para (re)lembrar histórias, (re)encontrar pessoas e viver a história e a memória desta década e meia de atividades do Centro.

Também no dia 5 de junho, data em que se comemora a criação do CCSH, a comunidade foi convidada a cantar parabéns para o nosso Centro no Hall do 74C. Com distribuição de brigadeiros e balão surpresa com balas, bombons e brindes, o momento finalizou o dia do aniversário com muita diversão e carinho.

A Banda Sinfônica da UFSM fará um concerto em comemoração aos 55 anos do CCSH.

Em comemoração aos 55 anos do CCSH, o Projeto Canteiro Experimental, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM, realizou a pintura de um Painel Artístico na entrada da Direção do CCSH, relacionado à multidisciplinaridade de áreas nesses 55 anos do CCSH.