Ao perceberem os inúmeros desafios pelos quais diversas famílias passam ao tentar encontrar cuidadores de confiança para àqueles que amam, seis alunas do curso de administração resolveram transformar essa necessidade em oportunidade de inovação. Assim, nasceu o aplicativo Amparo, um projeto desenvolvido na disciplina de Projetos Empreendedores do curso de Administração, que tem como objetivo auxiliar a população a encontrar cuidadores de confiança para idosos, crianças e animais de estimação.
O aplicativo foi desenvolvido pelas alunas Eduarda Geiss Candido, Eduarda Rodrigues Siqueira, Fernanda Soares Timm, Heroilza Cardoso Bock, Kamili Vitória Quadros Corrêa e Maria Eduarda Waechter da Silva, sob orientação do professor do Departamento de Ciências Administrativas, Juliano Nunes Alves, e funciona de uma forma simples e intuitiva. A plataforma conecta cuidadores certificados a pessoas que necessitam de seus serviços, reunindo em um único ambiente digital perfis detalhados com certificações, experiências e avaliações de clientes anteriores. O aplicativo oferece um sistema de busca inteligente com filtros por localização, especialização e disponibilidade, além de uma agenda integrada que facilita o agendamento dos serviços. Todo o processo é complementado por pagamentos seguros dentro do próprio aplicativo, comunicação direta entre contratantes e cuidadores por meio de chat e o uso de inteligência artificial, que sugere os profissionais mais compatíveis com as necessidades do usuário. Para garantir a segurança, os cuidadores passam por verificações de identidade e antecedentes, transmitindo confiança e credibilidade aos contratantes.
O projeto foi agraciado com o primeiro lugar do prêmio IDEAthon TransFORMAR 2025 pela Associação Nacional de Cursos de Graduação em Administração. Para as estudantes, receber esse prêmio ultrapassa o reconhecimento acadêmico. “Para a equipe, significa a confirmação de que o Amparo é mais do que um projeto: é uma solução capaz de gerar impacto social concreto. O sentimento é de orgulho, mas também de motivação para seguir desenvolvendo a iniciativa, expandindo seu alcance e aperfeiçoando suas funcionalidades. Ser consagrado entre as ideias mais inovadoras e transformadoras da Administração no Brasil trouxe a certeza de que estamos no caminho certo e fortaleceu ainda mais o compromisso de transformar o cuidado em uma experiência acessível, confiável e humana”, comentam as alunas.
O aplicativo ainda se encontra em fase de desenvolvimento, e eventualmente será liberado para download.