Será lançado no próximo sábado (06), às 15h, o livro “A Elite Acadêmica: Estudos sobre as formas de (re)produção do capital acadêmico“, durante a Feira do Livro de Santa Maria. A obra, organizada pelo professor
Everton Picolotto (Departamento de Ciências Sociais), reúne pesquisas desenvolvidas no PPG Ciências Sociais e está disponível em formato digital e será comercializada em exemplares impressos no evento.
Inspirado na obra de Pierre Bourdieu, o livro analisa as formas de competição, acúmulo e legitimação do capital acadêmico dentro da UFSM, discutindo o papel das elites políticas e científicas que marcaram a trajetória da instituição ao longo de mais de seis décadas. A investigação revela como determinados grupos concentram poder, reconhecimento e recursos, ao mesmo tempo em que as políticas de expansão e ações afirmativas recentes vêm tensionando e transformando este cenário.
O estudo destaca a dualidade entre uma elite política, restrita e vinculada a centros de ensino específicos, responsável por conduzir os rumos da universidade, e uma elite científica, formada por pesquisadores de maior prestígio, cuja produção e prestígio atraem recursos e consolidam desigualdades entre áreas.