A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) apresentou oficialmente, no dia 22 de setembro, a COP UFSM. A iniciativa, conduzida pela Pró-Reitoria de Extensão (PRE), tem como objetivo aproximar a comunidade acadêmica e regional dos temas que serão discutidos na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que ocorrerá em novembro em Belém (PA). O lançamento da proposta aconteceu na Sala de Conferências da UFSM, ocasião em que foi divulgada a marca oficial do evento, desenvolvida pela equipe de comunicação formada pelos estudantes do CCSH Everton Ruiz e Manuella Stelo (Relações Públicas) e Carolina Alegretti (Publicidade e Propaganda), sob orientação da professora Fernanda Sagrilo Andres, Docente do Departamento de Ciências da Comunicação.
Durante a apresentação, a Pró-Reitora Adjunta da PREJaciele Sell, enfatizou a relevância do projeto: “A gente foi provocado por essa 30ª edição da COP acontecer no Brasil, e isso nos faz olhar melhor para essa temática. Isso nos atrai e nos faz ver o quanto deveríamos estar participando dessas discussões e o quanto a universidade tem um papel fundamental nesse debate.”
A COP UFSM está programada para o período de 9 a 19 de novembro de 2025, no campus-sede da universidade. O evento contará com uma programação cultural, científica e ambiental, incluindo palestras, minicursos, mesas-redondas, oficinas, cine-debates, apresentações culturais e vivências. A iniciativa visa tanto reconhecer experiências sustentáveis já em andamento na UFSM quanto fomentar novas práticas. Os temas abordados serão diversos, englobando monitoramento climático, gestão de riscos de desastres, direito ambiental, soluções baseadas na natureza, saúde sustentável, práticas comunitárias e tecnologias sociais para adaptação e redução das mudanças climáticas.
Mais informações sobre a COP UFSM serão divulgadas nos canais oficiais da UFSM e da Pró-Reitoria de Extensão. Acompanhe as atualizações pelo Instagram @extensaoufsm.

