O projeto “Participação Social no Mundo Digital: Desafios e Oportunidades”, coordenado pela professora Kelmara Mendes Vieira, do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas (PPGOP/UFSM), foi o único entre quatro submetidos pela UFSM a ser contemplado no Edital Nacional da FAPERGS (017/2025). A iniciativa obteve nota final 9,97 e terá duração de 24 meses.
A proposta tem como foco ampliar a cidadania digital e fortalecer a participação social nos 33 municípios que integram o Território Central do Rio Grande do Sul. Para isso, o projeto investirá na formação técnica e cidadã de Entidades de Assistência Social (EAS), gestores públicos, educadores e comunidade em geral, visando reduzir desigualdades de conectividade e qualificar o uso das ferramentas de Governo Digital. O trabalho articula quatro eixos principais: diagnóstico participativo sobre exclusão digital na região; ações de formação baseadas na educação popular; assessoramento técnico para aprimorar o uso de plataformas e cadastros do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), e produção de materiais científicos e didáticos, incluindo um Guia Digital aberto e replicável.
Além da coordenação da professora Kelmara, integram a equipe da UFSM as docentes Eliete dos Reis Lehnhart e Sheila Koucoureck, e os discentes de Pós-Graduação Renata Ravanello, Ana Carolina Costa, Leandro Silva Vital e Alice Lameira Farias. O projeto também conta com a participação de Monize Visentini, da Universidade Federal da Fronteira Sul. Com alinhamento direto ao Programa de Participação Social nos Territórios, à Política Nacional de Educação Permanente do SUAS e à Estratégia de Governo Digital, a iniciativa pretende consolidar práticas inovadoras de governança democrática, inclusão digital e fortalecimento comunitário, com impacto regional e potencial de expansão para outras localidades do país.