Uma pesquisa coordenada pelo docente do Departamento de Economia e Relações Internacionais (DERI), professor Daniel de Arruda Coronel, recebeu destaque estadual ao conquistar o Prêmio Corecon-RS de Melhor Artigo Técnico-Científico. O estudo, intitulado “Are port wine export markets integrated? Evidence from price transmission across countries”, foi desenvolvido em parceria com Francisca Mendonça Souza, Sofia Gouveia, Cláudia Aline de Souza Ramser e Adriano Mendonça Souza.
O artigo analisa a integração e a transmissão de preços entre os cinco principais mercados internacionais de exportação de vinho do Porto (Bélgica, França, Holanda, Reino Unido e Estados Unidos) utilizando dados de 1995 a 2017 e o modelo ARDL-ECM. Os resultados indicam que esses mercados não são totalmente integrados, mas parcialmente conectados, formando dois grupos principais: os mercados europeus continentais, com forte interdependência entre França e Holanda; e os mercados anglo-saxões, com o Reino Unido como polo de influência.
A investigação mostra ainda que a transmissão de preços no longo prazo é imperfeita e não linear, enquanto os efeitos de curto prazo são limitados, indicando segmentação de mercado. As conclusões fornecem subsídios importantes para estratégias comerciais, políticas de exportação e para a compreensão do funcionamento de mercados globais, fortalecendo o diálogo entre pesquisa acadêmica e tomada de decisão pública e privada.
O trabalho já havia sido reconhecido internacionalmente ao receber o prêmio Best Paper no XI International Congress of Portuguese Association of Agrarian Economics (APDEA), realizado em Lisboa, reforçando sua relevância científica. A equipe também dá continuidade à agenda de pesquisa, com um novo estudo em desenvolvimento sobre a volatilidade do mercado do vinho do Porto.
Outras premiações
Além do reconhecimento técnico-científico, o professor Daniel Coronel recebeu o Prêmio Destaque da Academia Santa-Mariense de Letras (ASL) pelo texto “Desenvolvimento sustentável na ótica kantiana: Os desafios da bioeconomia”, que dialoga com temas contemporâneos da economia e da ética.
O semestre também marcou o reconhecimento de sua atuação docente: Coronel foi o professor mais bem avaliado do Departamento de Economia e Relações Internacionais no semestre 2025/01, distinção conferida pela Comissão Setorial de Avaliação (CSA) do CCSH no dia 5 de dezembro.
Para o professor, os prêmios recebidos ao longo de 2025 — que incluem ainda homenagem pela atuação como editor-chefe da Revista de Economia e Sociologia Rural (SOBER), menção honrosa em pesquisa aplicada, renovação da bolsa de produtividade CNPq e aprovação em edital do Pesquisador Gaúcho (FAPERGS) — representam “o reconhecimento de quase quinze anos dedicados ao ensino, à pesquisa, à extensão e à inovação”, fortalecendo sua trajetória acadêmica e reafirmando o papel da UFSM na produção de conhecimento de impacto local, nacional e internacional.