Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área Restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Docente da UFSM publica obra que discute deficiência visual a partir da perspectiva autoetnográfica



A professora titular do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria, Ceres Karam Brum, lançou, em junho de 2026, o livro intitulado “Com os Meus Olhos”. 

Resultado de uma reflexão antropológica sobre percepção, deficiência visual e experiência vivida, o livro foi desenvolvido a partir de uma perspectiva autoetnográfica. Na obra, a autora constrói uma narrativa baseada em sua própria trajetória e experiência perceptiva, onde contempla episódios de sua vida para discutir diferentes formas de compreender a percepção e a deficiência visual. 

Com a obra, Ceres propõe uma reflexão sobre a necessidade de superar estigmas que associam a diferença à inferioridade, assim como práticas capacitistas que ainda estruturam parte da sociedade. 

O livro foi publicado pela Editora Pimenta Cultural, e está disponível para download em formato ebook pelo link.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-372-7764

Publicações Recentes