Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto “Futebol na Fronteira” resgata a história do esporte no Rio Grande do Sul



Com o objetivo de contar histórias do futebol praticado na fronteira sul do Brasil no início do século XX, o projeto “Futebol na Fronteira: memória e história pública no Rio Grande do Sul”, coordenado pelo professor João M. C. Malaia Santos, do Departamento de História, mostra outras possibilidades para pensar sobre os primeiros passos da institucionalização deste esporte no país. 

O trabalho resulta de um financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e da parceria com o portal Ludopédio,  referência em pesquisa sobre o futebol. Juntos, desenvolveram uma plataforma digital que reúne textos e mídias sobre o tema, com histórias que interligam a economia da região com  a chegada das ferrovias uruguaias, as características geográficas de duas cidades brasileiras localizadas na fronteira, Santana do Livramento (que faz fronteira com Rivera) e Quaraí (que faz fronteira com Artigas) e o envolvimento desses municípios na consolidação das práticas futebolísticas nessa fronteira. 

A iniciativa também contou com o apoio do CCSH e com a participação do fotógrafo Henrique Mangeon, formado pela Universidade da Califórnia. Henrique ministrou um curso de fotografia para estudantes da UFSM e acompanhou o professor em viagens à cidades fronteiriças para documentar os locais e as pessoas ligadas à história do futebol na região.

A proposta também tem um caráter de homenagem. O projeto foi pensado a partir de um estudo realizado pelo geógrafo e antigo professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Gilmar Mascarenhas. O professor foi pioneiro nos estudos sobre o futebol a partir da geografia e deixou uma imensa obra que inspira até hoje pesquisadores e pesquisadoras de diversas áreas, muito além da Geografia.

Gilmar acreditava que o Rio Grande do Sul teve papel central na difusão do esporte no Brasil, e defendeu essa hipótese em sua tese de doutorado na Universidade de São Paulo (USP), intitulada “A bola nas redes e o enredo do lugar: uma geografia do futebol e de seu advento no Rio Grande do Sul”. O pesquisador percorreu diversas cidades fronteiriças, e reuniu informações que ajudaram a compreender o papel da região na introdução do futebol no país. 

As produções resultantes do projeto estão disponíveis no portal Ludopédio, aberto ao público para que qualquer pessoa possa conhecer o papel da fronteira gaúcha na construção da história do futebol brasileiro. 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-372-6589

Publicações Recentes