No dia 19 de junho, a Universidade Federal de Santa Maria sediou, pela primeira vez, o projeto ABEPSS Itinerante, iniciativa da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) que busca fortalecer a formação de novos profissionais por meio de palestras e oficinas. Com o tema “Projeto Ético-Político do Serviço Social: método do materialismo histórico-dialético e unidade de lutas sociais emancipatórias”, a 8ª edição do encontro reuniu cerca de 80 participantes de diversas instituições de ensino superior no auditório do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH).
“O Projeto tem esse formato itinerante, pois a proposta é que as pessoas formadas por meio das oficinas atuem como multiplicadoras, qualificando os processos de formação e, consequentemente, de trabalho profissional na nossa área”, explica a professora Fernanda Nunes da Rosa, do Departamento de Serviço Social da UFSM.
Realizado simultaneamente em diferentes regiões do Brasil, o projeto ABEPSS Itinerante permite a capilarização da entidade junto às instituições de ensino, além de promover o intercâmbio de ideias e experiências entre graduação, pós-graduação e exercício profissional. Participaram do evento docentes, discentes e pesquisadores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), Universidade de Caxias do Sul (UCS) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
“A proposta é que a gente consiga conectar esses sujeitos a partir das suas diferentes unidades de formação acadêmica, para seguirmos qualificando a formação profissional de novos assistentes sociais de uma forma crítica e comprometida com a transformação da sociedade”, comenta Laís Duarte Corrêa, professora do Departamento de Serviço Social da UFRGS e vice-presidente da ABEPSS Sul I.
Na UFSM, a programação deu continuidade às atividades iniciadas em formato online no dia 11 de junho. Pela manhã, Jane Cruz Prates, professora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), conduziu a oficina “Método do materialismo histórico-dialético”. Já no turno da tarde, Tatiana Reidel, professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ministrou a oficina “Projeto ético-político do Serviço Social”.
Segundo a professora Fernanda, que também integra a diretoria da regional Sul I da Associação, trazer o projeto para a UFSM reforça o papel da Universidade como referência na formação em Serviço Social no interior do Rio Grande do Sul e contribui para fortalecer o recém-criado Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Políticas Públicas.
Ao final das oficinas realizadas em todo o país, as contribuições de cada edição regional serão sistematizadas pela ABEPSS em um relatório que subsidiará a avaliação da iniciativa e o planejamento das próximas edições do projeto.
Texto: Carolina Bonoto, jornalista do CCSH
Imagens: Pedro Quevedo, bolsista do CCSH