Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo
Início do conteúdo
Publicado: 21 outubro 2019 - 16:18 | Última modificação: 23 outubro 2019 - 11:20
Ouvir
CAMINHADA NA NATUREZA CIRCUITO DA INTEGRAÇÃO E DAS ÁGUAS

SOCIAIS

Cerro Branco - Cerro Branco

27/10/2019 08:00 - 27/10/2019 12:00

Descrição

O que é uma Caminhada na Natureza?

· As Caminhadas na Natureza são circuitos organizados com uma metodologia internacional, com aproximadamente 10 quilômetros, passando por propriedades de agricultura familiar e atrativos turísticos de uma localidade rural.

· Cada circuito é único e pode incluir serviços como o café-da-manhã, almoço e feira de produtos locais.

· Os responsáveis pela organização de cada circuito de caminhada são as instituições locais e a própria comunidade.

· O projeto Caminhada na Natureza iniciou no Brasil em 2006, numa parceria do ONG Anda Brasil e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, com o objetivo de estimular o desenvolvimento territorial sustentável, valorizando a agricultura familiar e seu modo de vida.

· Aqui na Região Central do Rio Grande do Sul, o projeto é coordenado pelo Programa Rastro, do Curso de Gestão de Turismo da UFSM, em parceria com a EMATER Regional de Santa Maria.

O que são Esportes Populares?

· A definição mais simples de Esportes Populares é: todo esporte de natureza não competitiva. Mas se buscarmos seu histórico, a ideia dos Esportes Populares sempre foi usada para propor estímulo e promoção para o desenvolvimento territorial sustentável por meio da realização de eventos esportivos no meio rural.

· Nasceu na França após a Segunda Guerra Mundial com o objetivo de estimular as atividades comerciais no interior das províncias e na periferia das grandes cidades destruídas pela guerra. Com o crescimento da atividade turística e em função da riqueza cultural e paisagística destas regiões, tais atividades começaram a ser utilizadas como fator de integração e inclusão social entre as populações regionais, caracterizando-as, assim, como atividades populares e democráticas.

· Atualmente, os Esportes Populares são praticados em 54 países, sempre organizadas localmente em circuitos, regionalmente em federações, nacionalmente e no continente em confederações e com a normatização internacional do IVV – Internacionaler Volksporter Verbunder, com sede na Alemanha.

· No Brasil, em 2006, fundou-se a ANDA BRASIL – Confederação Brasileira de Esportes Populares, Caminhadas na Natureza e Inclusão social, no estado do Rio de Janeiro. A entidade não-governamental organiza e cadastra os circuitos nacionais, sendo que, atualmente, existem mais de 500 circuitos cadastrados em todo o Brasil.

Como participar das Caminhadas na Natureza?

· Para caminhar é muito fácil! Basta consultar o calendário de caminhadas no site www.ecobooking.com, encontrar um circuito e se inscrever.

· Por se tratar de um Esporte Popular, não há cobrança de taxa de inscrição. Seus gastos serão somente com o que você eventualmente for consumir, como os produtos locais e alimentação.

· O transporte até a comunidade anfitriã é de iniciativa de cada participante e sugere-se as caronas solidárias.

· Vista roupas confortáveis e leve água (em garrafinhas reutilizáveis), óculos de sol, chapéu e protetor solar.

· Crianças podem participar e, caso alguém não consiga caminhar todo o circuito, há carro de apoio e serviços de atendimento a disposição no local.

· Ao final da caminhada você receberá gratuitamente:

· Caderneta de caminhante (Caderneta IVV) – A caderneta de caminhante internacional, padrão IVV, é entregue na 1ª primeira caminhada do participante e deve ser transportada pelo mesmo a cada circuito para que seja carimbada a cada caminhada.

· Carimbos de confirmação de passagem nos postos de controle – A organização local deve providenciar uma pequena caderneta do circuito, a qual será carimbada a cada posto de controle.

Programação

DATA: 27 de outubro, domingo

Saída: 8h
Retorno: 12h

PONTO DE ENCONTRO: Linha Pfeiffer – Comunidade Cristo Salvador

Café-da-Manhã (opcional): R$ 12,00 – Será servido pelo Grupo de Trabalhadoras Rurais Novo Amanhecer – Pão de milho, pão de amendoim, cuca de frutas, bolacha, linguiça, queijo, käeshimier (coalhada), kriba (torresmo), melado, schimier, café e chá.

Almoço Rural (opcional): R$ 20,00 – Será servido pelo Grupo de Trabalhadoras Rurais Conviver com Amizade – Carne de porco de lata, Galinha colonial com molho, Arroz, Massa Caseira, Mandioca, Saladas Verdes

Contato

Informações direto com a organização local

Responsável: Cristina Karsburg (Emater de Cerro Branco)
(51) 99880-3917
emcebran@emater.rs.gov.br

Quer saber mais?

A coordenação do projeto pode ser contatada através do e-mail: clariceufsm@gmail.com.

Para maiores informações, sugerimos os seguintes sites:

www.andabrasil.com.br

www.ecobooking.com (parceiro nacional do Projeto Caminhadas na Natureza)

www.caminhadas.info

Localização

Cerro Branco

Linha Pfeiffer- Comunidade Cristo Salvador - -2 - -

Cerro Branco - Rio Grande do Sul

Galeria de fotos