Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Laboratórios

AGERP

A AGERP é um Projeto de Extensão, um espaço de experimentação na área de relações públicas, especialmente no gerenciamento de ações culturais, relacionamento com a imprensa e promoção de eventos institucionais. Na Agência Experimental de Relações Públicas, o acadêmico de RP pode propor projetos na área, assim como agregar-se aos programas já consolidados na Agência.

Coordenação: Prof. Dra. Elisângela Carlosso Machado Mortari

Endereço: Prédio 67 | Sala 1213

Contato: (55) 3220-9661

Facebook: https://www.facebook.com/agerp.ufsm

EDUMIX

A EduMIX – Editora Aberta, foi criada em 2014 na disciplina de Projeto Experimental de Produção Editorial para educação e pauta-se no paradigma da Educomunicação e dos Recursos Educacionais Abertos (REA). Volta-se a produção editorial colaborativa de materiais de ensino, aprendizado e pesquisa sobre temáticas curriculares ou transversais em diferentes suportes tecnológicos, que estão sob domínio público, ou estão licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados e remixados. Entre as produções da EduMIX destacam-se: livros interativos, vídeos, jogos, áudio book e sites sobre diferentes temáticas que podem ser conferidos no Repositório da Editora. A EduMIX se caracteriza por constituir-se em um espaço de exercício de coautoria com o uso de licenças abertas para uma educação aberta. A Editora está integrada ao MIRA – Mapa Global de Iniciativas Abertas, ao REA Brasil e ao Banco Internacional de Objetos Educacionais.

Coordenação: Profª Rosane Rosa

Endereço: Prédio 67 | Sala 1214

Contato: (55)3220-8000 | Ramal: 6209

Site: http://w3.ufsm.br/educomufsm/index.php/projetos/editora-aberta

Estúdio 21

O Estúdio 21 é o Laboratório de Pesquisa e Produção Eletrônica do Departamento de Ciências da Comunicação, que tem como finalidade propiciar a prática experimental na área audiovisual, sonora e fotográfica. Apoiando atividades de pesquisa, ensino e extensão dos cursos de Comunicação Social, o Estúdio 21 incentiva o aluno ao autodesenvolvimento nas áreas de atuação do Laboratório. Com competência para atuar junto a pré-produção, produção e pós-produção de produtos audiovisuais, sonoros e fotográficos, o Estúdio 21 ainda desenvolve projetos de pesquisa, ensino e extensão.

  • Criação, produção e análise de filmes curtas-metragens, comerciais audiovisuais, vídeos interativos, vídeos institucionais, vídeo-aula, reportagens, matérias jornalísticas, produções editoriais, documentários, programas de entretenimento e divulgação científica;
  • Redação de roteiros para produtos audiovisuais e sonoros;
  • Criação, produção e análise de spots publicitários, jingles, músicas, sonoplastias, efeitos sonoros, desenho de som cinematográfico, narrativas sonoras de qualquer ordem, audiobooks, podcasts e produções editoriais para o meio sonoro e digital;
  • Criação, produção e análise de ensaios fotográficos de qualquer ordem;
  • Análises científicas de peças audiovisuais, sonoras, fotográficas e multiplataforma;
  • Apoio a pesquisas em ciências sociais e humanas ou de outras áreas;
  • Repositório digital de peças audiovisuais, sonoras e fotográficas desenvolvidos pelos cursos de Comunicação Social.

Coordenação:

  • Técnica: Manuela Motta
  • Pedagógico: Luciano Mattana

Endereço: Prédio 21 | Sala 5140

Contato: (55)3220-8489

Facebook: https://www.facebook.com/FacosEstudio21/

E-mail: facos.estudio21@gmail.com

Site: http://coral.ufsm.br/producaoeditorial/index.php/labs/edumix

Facos Agência

A FACOS Agência é uma agência de publicidade criada para servir de laboratório aos acadêmicos do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Santa Maria. A atuação envolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, através do planejamento, criação, produção e acompanhamento da veiculação de campanhas publicitárias, além de materiais publicitários diversos, marcas, manuais de identidade de marca, entre outros que vão ao encontro do atendimento de interesses institucionais e promocionais na Universidade Federal de Santa Maria, em suas diversas instâncias.

  • Proporcionar a prática publicitária aos acadêmicos dos cursos de Comunicação Social, especialmente os vinculados ao curso de Publicidade e Propaganda;
  • Atender demandas institucionais que proporcionem aprendizado aos acadêmicos do laboratório;
  • Incentivar a pesquisa e a prática acadêmica;
  • Reforçar os conhecimentos proporcionados pelas disciplinas através de sua aplicação.

Coordenação: Janderle Rabaiolli e Juliana Petermann

Endereço: Prédio 21 | Sala

Contato: (55)3220-8361

Facebook: https://www.facebook.com/FACOSAgencia/

E-mail: facosagencia@ufsm.br

Gabinete de Leitura Adelmo Genro Filho

Em seu espaço são realizadas atividades culturais diversificadas, como rodas de conversa acerca de temáticas pertencentes à comunicação ou que podem ser importantes para a formação humanitária dos alunos. Recentemente passou também a realizar exibição de filmes, séries em horários especiais, com discussões teóricas acerca do tema que a obra audiovisual exibida aborda.

  • Atende alunos de graduação, pós-graduação e professores ligados à FACOS;
  • O Gabinete de Leitura Adelmo Genro Filho configura-se como uma espécie de biblioteca dos cursos de Comunicação da UFSM – FACOS;
  • Disponibiliza seu acervo para consulta e empréstimo, possui trabalhos de conclusão de curso dos alunos formados na FACOS, além de possuir e disponibilizar produções acadêmicas dos 4 cursos de comunicação, como as revistas OQI, Fora de Pauta, PROA e outras;

Coordenação: Prof.ª Drª Sandra Dacul Depexe

Endereço: Prédio 21 | Sala 5138

Facebook: https://www.facebook.com/GabinetedeLeitura/

E-mail: gabinetedeleitura.facos@gmail.com

Site: https://gabinetefacos.libib.com/

Laboratório de Editoração

Em construção…

Laboratório de Experimentação em Jornalismo (LEX)

O Laboratório de Experimentação em Jornalismo (LEx) surge com a proposta de articular o ensino, a extensão e a pesquisa realizados no curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria, em níveis de graduação e pós-graduação, com as práticas jornalísticas na era das mídias digitais. O Lex possibilita o contato do aluno com diversas áreas do conhecimento e com o desempenho diário da profissão, essenciais para a sua formação, contribuindo com o aprendizado teórico-prático dos alunos do curso de Comunicação Social – Jornalismo, aliando as ferramentas de produção de conteúdo para audiovisual, web e impresso às práticas de ensino e pesquisa, nos âmbitos de graduação e pós-graduação em comunicação, inovação e tecnologia.

O desenvolvimento da portal web do Laboratório propõe um espaço para a reunião da produção discente vinculada ao curso de Jornalismo, em todas as suas especificidades (Impresso, Rádio, Televisão, Digital, pesquisa), além de acervos de publicações, monografias, e outras produções acadêmicas provenientes das disciplinas do curso.

Endereço: Prédio 21 | Sala

Contato: (55) 3220-6151

Facebook: https://www.facebook.com/lexufsm/

Site:www.ufsm.br/lex

Laboratório de Redação

Em construção…

LAPPE

Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Produção Editorial: A produção do LAPPE concentra-se na realização de projetos de ensino, pesquisa e extensão na área de Produção Editorial e na elaboração de produtos editoriais em mídia impressa, online e digital na modalidade de publicações informativas, educativas e/ou institucionais, em múltiplos formatos, como revistas, jornais, sites e outros materiais inseridos na lógica da convergência de mídias. Modalidades de produtos editoriais:

  • Produtos editoriais inseridos em disciplinas;
  • Produtos editoriais desenvolvidos a partir de projetos de ensino, pesquisa e extensão sob orientação de professores do curso;
  • Produtos editoriais propostos por acadêmicos do curso de Comunicação Social – Produção Editorial.

Coordenação técnica: Rafael Marcelino Bald

Pedagógico: Profº. Drº. Leandro Stevens

Endereço: Prédio 67 | Sala 1218

Facebook: https://www.facebook.com/revistalappe

E-mail: lappe1218@gmail.com


Site: http://coral.ufsm.br/lapp

LARP

 Laboratório de Relações Públicas: O Laboratório de Relações Públicas visa apoiar e desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Assessoria de Relações Públicas, atendendo prioritariamente as disciplinas curriculares que representem esse tema – Assessoria de Relações Públicas I e Assessoria de Relações Públicas II. O Laboratório está ligado ao Curso de Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

As atividades desenvolvidas no LARP são vinculadas ao Programa do Laboratório, que prevê a capacitação dos alunos em atividades de assessoria realizadas no âmbito da UFSM com objetivos ligados ao aprimoramento da comunicação da própria instituição universitária com seus públicos.

O atendimento às unidades universitárias é possível mediante o vínculo com as disciplinas Assessoria de Relações Públicas I e Assessoria de Relações Públicas II ou projeto de extensão ou pesquisa que seja coordenado por professor da área e que tenha participação de alunos regularmente matriculados no curso.

Promove atividades de qualificação para os acadêmicos de Relações Públicas e presta serviços de Assessoria de RP ao próprio curso de Relações Públicas e também a outros centros e unidades da UFSM, seja via Laboratório ou através das disciplinas de Assessoria de Relações Públicas I e Assessoria de Relações Públicas II.

Coordenação: Prof. Dra. Carlise Schneider Rudnicki

Endereço: Prédio 21 | Sala 5131

Contato: (55) 3220-6156

Facebook: https://www.facebook.com/larpufsm

E-mail: facosassessoria@gmail.com

PUBLICA

O Laboratório de Pesquisa e Produção de Publicações Científicas (PUBLICA), criado no segundo semestre de 2011, é um espaço de experimentação destinado a práticas editoriais acadêmicas nos eixos do ensino, pesquisa e extensão do curso de Comunicação Social – Produção Editorial da Universidade Federal de Santa Maria.  Sua implementação deu-se pela necessidade de qualificar os acadêmicos do curso, por meio de atividades teórico-práticas, com o propósito de formalizar a atuação do editor de periódicos científicos, sendo, portanto, uma possível inserção para o profissional de Produção Editorial. O PUBLICA constitui-se em um setor de produção editorial, que propicia a partir de experiências laboratoriais, orientadas por docentes, oportunidades de aprendizagem sobre a prática profissional na área da Comunicação Científica. A sala conta com computadores equipados com softwares de edição de texto, vídeo e imagem, uma impressora e um acervo de periódicos científicos nacionais.

  • Proporcionar o envolvimento dos acadêmicos do curso em atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • Estimular a formação de grupos de trabalho e estudos experimentais sobre as publicações científicas;
  • Assessorar os periódicos científicos do departamento e do programa de pós-graduação, mediante a inserção dos acadêmicos nas atividades de gestão e produção;
  • Instrumentalizar os acadêmicos para o campo da editoração científica, de modo que estejam aptos a atuar juntamente às equipes editoriais de publicações da UFSM.

Coordenação: Prof.Drª Cláudia Regina Ziliotto Bomfá

Endereço: Prédio 21 | Sala 5129

Facebook: https://www.facebook.com/labpublica/

E-mail: publicacs21@gmail.com