Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

SECOM

35ª SECOM

 

Semana Acadêmica da Comunicação Social da UFSM (SECOM), o evento mais tradicional realizado pelo Diretório Acadêmico Mario Quintana, chega em 2010 à sua trigésima quinta edição como um evento organizado exclusivamente por alunos de graduação. Se costumeiramente a SECOM trouxe nomes de relevância no cenário da Comunicação no Rio Grande do Sul e inclusive do Brasil, não foi sem mudanças em relação à temática e às habilitações que isso ocorreu. Neste ano, não será diferente, e o curso de Produção Editoral, que conta com a sua primeira turma em 2010, integra a programação, servindo como um cartão de visita aos calouros.

A última edição do evento, ocorrida em 2009, teve como tema “Que mídia é essa? Comunicação e Convergência”. Em 2010, com a criação do curso de Produção Editorial, a organização do evento está diante do desafio inédito de atender às demandas de quatro cursos diferentes da Faculdade de Comunicação Social da UFSM (FACOS) e conciliá-las com os interesses de outros acadêmicos de comunicação espalhados pelo Estado. Entre os dias 19 e 22 de outubro, o campus da UFSM receberá centenas de estudantes de diversos cursos de Comunicação Social do Rio Grande do Sul.

A 35ª edição busca apresentar uma outra visão temática. Em tempos em que a Comunicação não se limita às grandes mídias e em que o público conta com uma variedade muito maior de conteúdos e de formas para alcançá-los, um evento acadêmico tem a obrigação de abordar as reinvenções citadas. Para tanto, foi escolhida a temática “Comunicação Popular e Alternativa – Comunicação Feita à Mão”, sobre a qual se relacionam os nomes dos palestrantes e debatedores que compõem a Semana.

Tida como prioridade desde o início da gestão, ainda em 2009, a Semana Acadêmica objetiva ser um evento de grande utilidade para o estudante: seja para compreender os rumos da Comunicação Social, relacionados à época e maiores do que qualquer convenção, como para conhecer melhor o mercado de trabalho e o mundo acadêmico.