Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Corona Vírus e o exercício do cargo público – Educar e Cuidar



A seguinte contribuição faz parte da iniciativa Educar e Cuidar [clique e saiba mais]
e é de inteira responsabilidade do autor do texto. Contribua você também!

Helenise Sangoi Antunes

Profª Titular do Dpto de Metodologia de Ensino UFSM/Ex-Diretora do CE

Ao concorrer a um cargo público acredito que muitos eleitos pensam no bônus, raramente no ônus do exercício do cargo público. A pandemia mundial que estamos vivendo está colocando também em questão o exercício do cargo. Mas por que? Porque a sociedade de um modo geral foi abandonando ou não criou os hábitos de higiene necessários. Não investiu de forma satisfatória em ações de fortalecimento da educação, da saúde e da segurança pública. A sociedade não se preocupa em estudar a história de vida dos candidatos aos cargos públicos: quem são eles? Por que são candidatos?  O que defendem? E como percebem a maioria da sociedade brasileira? Outros pontos para pensar, o Corona vírus coloca também em cheque a capacidade que cada ser humano possui em ser generoso e altruísta. 

Frente a esta Pandemia, não posso deixar de registrar a forma inédita que o Ministério da Saúde, Prefeitos Municipais e Governadores do Brasil estão agindo usando planejamento estratégico para poder estruturar uma rede de proteção a sociedade: O SUS.  E penso mais, agindo utilizando informações técnicas mundiais, e trabalhando em conjunto e de forma interdisciplinar com as Universidades Públicas e Privadas, Ministério Público, Médicos, enfermeiros e também com a segurança pública e com as forças armadas. Mas por que tudo isto? Porque nenhum gestor público, com este cenário do Corona vírus, quer vivenciar o que passou o Prefeito de Milão, na Itália.  Pois, não será um único pedido de desculpas que vai abrandar o sofrimento de inúmeras famílias que poderão perder seus entes queridos.

Mas o que precisa ser feito? Muito trabalho em equipes interdisciplinares, que as decisões sejam coletivas pelos gestores públicos, que não haja ambiente de disputa ideológica, pois este vírus não tem partido político.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-373-3701

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes