Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE

53 Anos da Revista Educação – Matéria Especial com a Editora-Chefe, Professora Sueli Salva

A Revista Educação (Santa Maria. Online), no ano de 2023, completa 53 anos de existência de publicação ininterrupta. No ano de 2021, embora com um ano de atraso, foi realizado o evento “Memórias e Palavras: Traços históricos da revista Educação” comemorativo aos 50 anos da Revista com a participação das Professoras que criaram Boletim do Centro de Ciências Pedagógicas que mais tarde possibilitou a criação da revista Educação (Santa Maria. Online)

Participaram do encontro como convidadas externas as Professoras Clair Inês do Nascimento Mutti, Cleuza Alonso, bem como as professoras da UFSM Valeska Fortes de Oliveira e Claudia Robeiro Bellochio; pessoas que tiveram um papel muito importante para a revista chegar ao estrato Qualis A2. Atualmente a chefia de editoria está a cargo da professora Sueli Salva.

Escopo da Revista

A Revista Educação (Santa Maria. Online) tem como escopo a publicação de trabalhos inéditos e originais na área de Educação, resultantes de pesquisas científicas e reflexões teóricas sobre práticas e políticas educacionais. O público-alvo são estudantes, professores, pesquisadores da área da educação, além do público interessado na área em geral.

A Educação (Santa Maria. Online) tem objetivo veicular estudos, pesquisas e experiências na área da educação, para a ampliação e aprofundamento de temáticas concernentes ao campo educacional. A revista começou a ser impressa em 1970 e, atualmente publica aproximadamente 120 artigos por ano. Um volume de artigos bastante significativo alinhado com a qualidade tem se constituído como uma importante ferramenta de consulta e referência da instituição e de outras IES. A Educação disponibiliza um conjunto de escritos que abordam diferentes temáticas do campo educacional atendendo dimensões epistemológicas da pesquisa, contribuindo para ampliação do conhecimento. Buscamos continuamente alternativas para a adoção de publicação de artigos na língua inglesa, o que exige a disponibilidade de um revisor, atualmente inexistente. Ainda assim seguimos buscando alternativas para maior abrangência internacional.

Histórico e Desenvolvimento

A revista Educação (Santa Maria. Online) tem sido publicada de forma ininterrupta e busca sempre a pontualidade. Itens como caráter científico, avaliação por pares, conselho editorial, periodicidade, duração, pontualidade, resumo, palavras-chave e título em inglês, português e espanhol, afiliação de autores e procedimentos do processo de admissão já são práticas incorporadas pelo Conselho Editorial na editoração da revista. Constantemente, projetam-se ações de melhorias para a construção do periódico, buscando sua maior visibilidade acadêmica na área de Educação em nível internacional. A revista percorreu um longo caminho e cresceu muito, sendo hoje uma referência no contexto das produções acadêmicas de sua área, obtendo o conceito A2 do Qualis/CAPES. Em 2019 passou a publicar volume único anual, publicação contínua.

A partir do ano de 2017 o periódico passou a ser publicado apenas de forma eletrônica. A Universidade Federal de Santa Maria em seu guia para desenvolvimento sustentável1 incentiva e orienta modos aderência de todas as ações da UFSM. Em relação ao periódico Educação (Santa Maria. Online) nos alinhamos ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) quatro (4) que prevê: “Educação de qualidade” que tem como objetivo “Assegurar a educação tanto inclusiva quanto equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos”. Entendemos que o acesso aberto e gratuito de nosso periódico contribui para a disseminação do conhecimento. Já o ODS 11 “Cidades e comunidades sustentáveis”, prevê “Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”. Consideramos que no momento em que o periódico deixou de publicar de forma impressa materializa-se a aderência a preservação ambiental e atitude sustentável.

A revista Educação (Santa Maria. Online) cumpre um importante papel para o Centro de Educação, para o Programa de Pós-Graduação em Educação e para o processo de Internacionalização, em nosso conselho editorial figuram Professores e Professoras de instituições estrangeiras, bem como nos editores de seção. A revista é um importante recurso que pode estimular e atrair professores estrangeiros para o PPGE, bem como estimular estudantes a se aperfeiçoarem em outras línguas, tanto para que o conhecimento científico produzido no país seja difundido, como para participar de projetos e discussões na comunidade internacional.

Até este momento todo o trabalho de manutenção e publicação está sendo realizado pelos editores gerentes, chefia de editoria, editores de seção e bolsistas do curso de Produção Editorial e de Letras. A alta demanda de artigos recebidos, tem efeito no aumento do número de artigos aprovados e publicados.

Nosso periódico está indexado em 14 bases de dados, sendo elas: WEB OF SCIENCE – CLARIVATE; DOAJ; DRJI; INEP; EZB; LATINDEX; REDALYC; EDUC@; REDIB; OAJI; DIADORIM; SUMARIOS; CLASE

Até o momento, em 2023 a revista Educação (Santa Maria. Online) publicou 47 artigos, sendo oito deles em seção especial contemplando publicações de Pesquisadores da Argentina, Espanha, Portugal, México e Brasil.

Convidamos toda a comunidade da UFSM a navegar e ser parceiro na divulgação e citação de artigos, e assim colaborar na difusão e visibilidade da Revista.

Confira o vídeo realizado com a editora-chefe da Revista Educação (Santa Maria. Online), professora Sueli Salva.