Ir para o conteúdo CE Ir para o menu CE Ir para a busca no site CE Ir para o rodapé CE

Matéria especial: Homenagem ao Professor Clóvis Renan Jacques Guterres

Professor Clóvis Renan Jacques Guterres Fonte: SEDUFSM.

No dia 20 de novembro de 2023, um dos grandes nomes da história do Centro de Educação (CE), o Professor Clóvis Renan Jacques Guterres, veio a falecer. Nascido em 1947, o Professor Clóvis, como era habitualmente conhecido pela comunidade acadêmica, foi diretor do CE de 1990 a 1994, além de ter sido coordenador de diferentes cursos. Ele possuía graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 1972), mestrado em Filosofia pela UFSM (1975) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2001). Foi também o presidente da primeira diretoria da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (SEDUFSM), eleita provisoriamente após a fundação, em 7 de novembro de 1989.

Pouco antes de sua aposentadoria em 2015, atuou como Professor Associado, nível 3, da UFSM, coordenador do Acordo de Cooperação Internacional entre a UFSM e State University of New York e membro do Colegiado do Curso de Especialização em Gestão Educacional/CE-UFSM.

Como forma de homenagem a essa importante personalidade acadêmica, o Núcleo de Comunicação Institucional (NUCOM/CE) apresenta uma matéria especial com comentários e depoimentos de amigos, colegas e ex-alunos(as) que um dia conviveram com o Professor Clóvis ou que conhecem seu legado, marcado na história institucional.

Clique nos quadros a seguir, que apresentam relatos manifestados por diferentes pessoas, nas plataformas virtuais do CE.