Ir para o conteúdo Frederico Westphalen Ir para o menu Frederico Westphalen Ir para a busca no site Frederico Westphalen Ir para o rodapé Frederico Westphalen

13 de Maio: Dia do Zootecnista

Em alusão ao Dia do Zootecnista, o profº João Pedro Velho, Zootecnista pela Universidade Federal de Santa Maria e mestre e doutor em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, concedeu uma breve entrevista traçando um panorama sobre a Zootecnia no cenário atual.

Como você vê a profissão no mercado atual?

As cadeias pecuárias contribuem significativamente para a geração de divisas no Brasil. No entanto, ainda há muito que melhorar. Dentre os fatores que possibilitam incrementar a produção de alimentos de origem animal com biossegurança encontra-se o Zootecnista, que é formado visando estudar, planejar e executar projetos capazes de aumentarem a produção animal, mas que simultaneamente respeitem o meio ambiente, as condições socioeconômicas da população envolvida e a satisfação do consumidor final. Portanto, atualmente há mercado para Zootecnistas que estão dispostos a encarar o desafio sistêmico (produção de matéria-prima até o consumidor final do alimento).

O que acha da possibilidade de empregos?

Considero que há disponibilidade de emprego para Zootecnistas, mas não podemos esquecer que o Brasil vem passando por uma nova fase em que se estimula a inovação tecnológica, seja desenvolvendo novas tecnologias, bem como a incorporação de tecnologias “antigas” aos sistemas de produção. Portanto, durante a graduação, é importante o aluno estudar formas de empreendedorismo.

Quais as possibilidades de atuação na Zootecnia?

Abaixo relacionei algumas áreas em que o Zootecnista pode atuar:

– Administração de empresas;

– Avaliação animal;

– Criação de animais de companhia, lazer e esportes;

– Criação e preservação de animais silvestres;

– Ecologia dos animais domésticos;

– Ensino;

– Etologia;

– Extensão rural;

– Genética e melhoramento dos animais domésticos;

– Nutrição e alimentação animal;

Avaliação de alimentos para animais;

Conservação de alimentos para animais;

Exigências nutricionais dos animais;

– Pastagem e forragicultura;

Avaliação, produção e conservação de forragens;

Fisiologia de plantas forrageiras;

Manejo e conservação de pastagens;

Melhoramento de plantas forrageiras e produção de sementes;

Relação solo-planta-animal;

Toxicologia e plantas tóxicas;

– Pesquisa;

– Produção animal;

Criação de animais;

Instalações para produção animal;

Manejo de animais;

– Tecnologia e biosseguridade dos produtos de origem animal; entre outras.

Ressalto que o Zootecnista pode expandir a área de atuação, através do emprego dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

Deixe uma mensagem.

Leiam, leiam, leiam, interpretem, estudem a aplicabilidade das biotecnologias, busquem o conhecimento, pois assim serão profissionais de êxito!

A UFSM parabeniza a todos os acadêmicos do curso e aos profissionais da área pelo Dia do Zootecnista.

Assessoria de Comunicação da Direção do Centro